NOTÍCIA ANTERIOR
Professora de pós-graduação é acusada de agredir aluno em São Carlos (SP)
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC quer tornar ensino médio obrigatório
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/10/2008 | Educação
Marta e Kassab não atingiram metas para educação, diz TCM
Os dois candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo no segundo turno das eleições deixaram de cumprir metas estabelecidas para suas gestões e desrespeitaram leis na área da educação, informa nesta segunda-feira reportagem de Rubens Valente, publicada pela Folha.

A conclusão consta de relatórios do TCM (Tribunal de Contas do Município) relativos às prestações de conta de Marta Suplicy (PT) e de Gilberto Kassab (DEM) entre os anos de 2001 e 2007.

Segundo a reportagem, os estudos são formulados por auditores e entregues aos conselheiros. Vários trechos das auditorias foram acrescidos aos relatórios finais dos conselheiros do TCM, publicados no "Diário Oficial". As sete contas relativas aos dois candidatos foram aprovadas pelo TCM e pela Câmara Municipal.

A Folha informa que, ambas as gestões, segundo os técnicos do TCM, fracassaram ao tentar zerar o número de vagas nas creches (crianças de até três anos de idade) e da pré-escola (de quatro a seis anos de idade).

"No início de 2007, havia demanda não atendida de 96.249 vagas de creches e 56.626 vagas de pré-escola", aponta relatório do conselheiro Maurício Faria, que analisou as contas de Kassab em 2007.

O democrata assumiu o cargo em abril de 2006, antes disso era o vice de José Serra (PSDB). Além da falta de vagas, havia deficiências na formação dos professores: 62% não possuíam a escolaridade mínima exigida na LDB (Lei de Diretrizes de Base), que define e regulariza o sistema de educação.

Outro lado

O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, disse que a gestão de Kassab aumentou de 62 mil para 107 mil o número de crianças matriculadas em creches e que corrigiu a distribuição de kits escolares neste ano. "Seguimos a recomendação do tribunal e fomos além", disse Schneider.

Na comparação com a gestão de Marta, o secretário disse que os números da atual gestão "falam por si".

Já a assessoria da campanha da ex-prefeita informou, por e-mail, que a sua gestão (2001-2004) implantou o serviço de transporte escolar, idealizou e construiu 24 CEUs (Centros Educacionais Unificados), entregou 191 escolas e planejou outras cem.

A assessoria contestou a conclusão de auditores e técnicos do TCM de que não cumpriu a meta do PPA (Plano Plurianual) do período 2002-2005 para ampliar o número de vagas para crianças de zero a três anos nas creches municipais.

Por Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.