NOTÍCIA ANTERIOR
ABC terá primeiro Dia Mundial da Espirometria com testes gratuitos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Remédios novos pouco avançam em relação aos antigos
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2012 | Saúde e Ciência
'‘Mário Covas’' forma 1ª turma em Libras da comunidade
Os 32 primeiros alunos da comunidade formados pelo curso básico de Libras oferecido pelo Hospital Estadual Mário Covas receberão certificados dia 28 próximo (quinta-feira). Inicialmente o curso foi criado para capacitar funcionários no atendimento a pacientes surdos-mudos que utilizam sinais para se comunicar. Neste ano, o curso gratuito foi aberto a todos os interessados, com criação de duas turmas. A solenidade de graduação será às 18h no auditório do HEMC, em Santo André.

A iniciativa é mais uma ação de responsabilidade social do Hospital Mário Covas, que mantém constantes atividades visando ao bom atendimento aos pacientes e, neste caso, às pessoas com deficiência auditiva ou de oratória. Inscrições para novas turmas serão abertas em julho e as aulas terão início em agosto. O curso básico é realizado às terças e quintas-feiras e paralelamente prossegue o curso específico de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para 26 colaboradores do HEMC.

O curso de linguagem de sinais faz parte do projeto “Comunicação Inclusiva” iniciado em 2007 para atender às necessidades de pessoas com deficiência auditiva. O projeto envolve terapias, ações de conscientização e o curso de Libras, que foi proposto após a identificação de situações em que pacientes especiais tinham dificuldade em se comunicar durante consultas ou tratamentos.

A professora Mariana Medeiros de Freitas explica que o processo envolve a interpretação de Libras para o português e vice-versa, por meio do oferecimento de cursos básicos e avançados para funcionários, além de básico para a comunidade, bem como o ensino de Libras para surdos que não sabem o idioma.

O projeto “Comunicação Inclusiva” evidencia a preocupação permanente do HEMC em investir na humanização do serviço à população. A iniciativa foi inclusive premiada. Gerido pela Fundação do ABC, o Hospital Estadual Mário Covas recebeu os prêmios “Ideia Saudável” da Secretaria de Estado da Saúde e “Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência” da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, respectivamente, em 2010 e 2011. Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (11) 2829-5061.

Por Informações à Imprensa com Fausto Piedade - Comunicação HEMC-FUABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.