NOTÍCIA ANTERIOR
Professora baleada por aluno não sabe que ele se matou, diz namorado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Palhaços levam alegria a quem está internado
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/09/2011 | Setecidades
Marinho lança Cidade de Paz
Marinho lança Cidade de Paz  Prefeito Marinho: enfrentar as drogas e diminuir a criminalidade. Foto: Divulgação/PSB
Prefeito Marinho: enfrentar as drogas e diminuir a criminalidade. Foto: Divulgação/PSB
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, lançou neste sábado (24/09), na região do Montanhão, o programa Cidade de Paz, ação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do governo federal. A solenidade foi realizada no CREC, na Vila São Pedro e contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, além de autoridades, secretários, vereadores e populares.

“É preciso que a gente enfrente pra valer este debate em torno das drogas e desestimule esse negócio tão lucrativo para os traficantes, não simplesmente com o papel da polícia, mas com a redução de seu consumo de forma efetiva. Queria deixar o meu apelo para que trabalhemos de mãos dadas a fim de melhorar a qualidade de vida da nossa cidade, pois depende somente de nós”, pediu o chefe do Executivo.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, elogiou a iniciativa da Administração, além de valorizar ainda mais o projeto ao mencionar a queda dos números da criminalidade nos locais que passaram a contar com o Território da Paz.

Assim como o Bairro Alvarenga, primeira região de são Bernardo a receber o programa, e que já colheu bons resultados, inclusive com a diminuição do índice de homicídios, o Montanhão agora passa a ser um Território da Paz, e contará com o desenvolvimento de diversos projetos de prevenção à violência. Um deles é o Protejo – Jovens de Fibra, que visa a inserção qualitativa de 150 jovens no território, reintegrando-os em um percurso socioformativo.

São oferecidos cursos de qualificação profissional, informática e ainda de formação integral. Outro projeto importante é o Mulheres da Paz. No ano passado, no Alvarenga, 300 delas atuaram na comunidade divulgando ações de favorecimento à prevenção e redução da violência no bairro, além de encaminhar os menores que sofriam violência doméstica aos programas e serviços existentes.

"Além desses dois programas do Pronasci, teremos atividades promovidas por várias secretarias municipais. Criar uma cultura de paz é um esforço de todo o governo", destaca o secretário de Segurança Pública de São Bernardo, Benedito Mariano.

Na área de esporte, cultura e lazer, dois projetos ganham destaque no Cidade de Paz, o Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e o Tempo de Escola. O PELC oferece atividades esportivas para jovens expostos à violência e em situações de exclusão social, como basquete de rua, skate, futebol, esportes radicais, oficinas artísticas, teatro, entre outras. Por meio do Tempo de Escola, a Prefeitura desenvolve atividades esportivas e culturais destinadas às crianças em horários opostos ao do período escolar. Outra ação é a Praça da Juventude, que promove a reforma de complexos esportivos com quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de corrida e de skate e outros equipamentos.

Redução de homicídios – Um balanço da Administração aponta que em 2008 foram registradas 111 mortes por agressão em São Bernardo. Já no ano seguinte, este número saltou para 114. Entretanto, em 2010, houve significativa queda quando os números apontaram 42 mortes por agressão. No Alvarenga, em 2008, foram computadas 8 mortes, outras 10 em 2009 e apenas duas no ano passado. Já no Bairro dos Casa, foram 5 mortes em 2008 e em 2009, e nenhuma morte por agressão em 2010.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.