NOTÍCIA ANTERIOR
São Caetano encolhe salário de atletas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chuva causa alagamentos e complica trânsito na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/02/2011 | Setecidades
Marinho entrega duas novas escolas no Parque Esmeralda
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) e a secretária de Educação, Cleuza Repulho inauguraram neste sábado (26/2), duas novas escolas municipais no Parque Esmeralda. Foram investidos nas obras e equipamentos mais de R$ 8,1 milhões. As escolas vão atender, após o Carnaval, mais de 1,4 mil crianças.

As EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), localizadas na estrada Cama Patente, atenderão crianças de zero a dez anos. A unidade de ensino infantil (creche) receberá crianças de zero a dez anos. A outra escola é de ensino fundamental e atenderá alunos de quatro a dez anos.

Na escola de ensino fundamental foram abertas mais de 1,3 mil vagas e foram investidos R$ 5,6 milhões. Já na unidade para crianças de até três anos e 11 meses, foram destinados 2,4 milhões e contemplará mais de 175 alunos, divididos em 10 salas.

Todas as 1,4 novas vagas já foram preenchidas. Foi realizado concurso público para contratação de novas professoras. “As crianças dessas regiões estarão mais próximas de casa. Neste mês inauguramos quatro creches, ou seja, criamos mais vagas. Marinho ainda quer inaugurar um CEU (Centro de Educação Unificada) até o final deste ano. Vamos ver. Temos muito trabalho”, disse a secretária de Educação.

Com a entrega das duas EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), a Prefeitura concretiza neste mês a inauguração de quatro escolas, que juntas criaram mais de três mil vagas na rede municipal de ensino. A meta do governo é zerar o déficit educacional, que ultrapassa 16 mil vagas, até o final de 2012.

As EMEBs inauguradas neste sábado, são compostas por salas de jogos, pátio interno com palco, espaço para vídeo e história, sala de artes, secretaria, banheiro, entre outros espaços.

“Sei que o prédio apenas não é o suficiente. Contratamos mais professores. Porém, também peço a ajuda dos pais para ajudar nas lições de casa. Essas duas escolas inauguradas, não ficam devendo em nada para as escolas particulares”, opinou o prefeito Luiz Marinho.

Problema com a calçada próximo as EMEBs- Marinho, durante o seu discurso na inauguração das EMEBs do Parque Esmeralda, informou que os alunos das novas unidades educacionais terão transporte escolar gratuito até arrumar as calçadas na Estrada Cama Patente, via onde ficam as unidades.

De acordo com o prefeito, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) é a responsável pela reforma das calçadas, em contrapartida às obras do Rodoanel.

“O transporte escolar gratuito só pode ser usado para alunos que moram um quilometro e meio da escola, mas vamos abrir uma exceção, porque não tem calçada para chegar até a escola. Estamos cobrando dos responsáveis, mas enquanto não têm as passagens vamos fazer o transporte”, explicou o Marinho.

Homenagem - A mãe do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Lewandowsi, a Karolina Zofia Lewandowska foi homenageada pela Administração e deu o seu nome a EMEB de ensino fundamental.

O ministro, Carlos Lewandowsi e sua família participaram da inauguração. “Eu e minha família estamos muitos felizes e emocionados com essa homenagem. Minha mãe morou em São Bernardo até sua morte, em setembro do ano passado, e fez muitos trabalhos aqui. Ficamos ainda mais felizes por uma escola, um dos principais equipamentos públicos, ter o nome dela”, disse o ministro.

Marisa Letícia - A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era esperada para a inauguração, mas quem veio foi sua esposa, Marisa Letícia. A ex-primeira-dama ressaltou que será frequente vê-la nas inaugurações e eventos em São Bernardo. Falou ainda sobre seus planos para o futuro. “Estarei sempre nos eventos de São Bernardo. Primeiro preciso colocar a casa em ordem. Mas vou continuar fazendo os trabalhos voluntários que fazia quando estava na presidência. Vou ter o meu escritório em São Paulo e continuar atendendo”, disse Marisa.

Além de Marisa e do ministro também estavam presentes secretários e vereadores da cidade.

Crítica à gestão passada - Algumas pessoas na inauguração questionaram o prefeito se as escolas municipais não eram propostas da administração passada. Em seu discurso Marinho respondeu que os gestores do passado não teriam o interesse de construir escolas com com qualidade.

“Algumas pessoas me perguntaram se era obra da gestão passada. Quem quiser perguntar para o representante da construtora (que estava presente ao evento) que tipo de obras a gestão passada fazia. A resposta será que não seriam obras e escolas com essa qualidade que estão vendo e vão ver no decorrer no ano letivo”, concluiu Marinho.

Marinho ressaltou ainda que o vereador Sérgio Demarchi, que apoia o ex-prefeito William Dib (PSDB-hoje deputado federal) estava na inauguração para comprovar a qualidade. “A Câmara andou um pouco nervosa. O Sérgio Demarchi estava um pouco rebelde, mas agora já está ajudando a gente”, brincou o Marinho.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.