NOTÍCIA ANTERIOR
Medicina ABC em campanha contra violência no trânsito
PRÓXIMA NOTÍCIA
Saiba como o álcool afeta seu corpo
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/10/2011 | Saúde e Ciência
Marinho e ministro inauguram UPA Baeta Neves
Marinho e ministro inauguram UPA Baeta Neves  Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (esq.), secretário de saúde, Arthur Chioro, e ministro da Saúde, Alexandre Padilha (dir.), participaram da inauguração da UPA. Foto: Marcelo Lemos
Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (esq.), secretário de saúde, Arthur Chioro, e ministro da Saúde, Alexandre Padilha (dir.), participaram da inauguração da UPA. Foto: Marcelo Lemos
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou na manhã deste sábado (01/10) da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Baeta Neves, em São Bernardo. Foram investidos R$ 4,9 milhões no espaço, sendo R$ 1,2 milhão do governo federal e o restante de recursos da prefeitura.

A unidade de atendimento 24 horas é a sexta já construída em São Bernardo e passa a funcionar neste sábado, a partir das 19h. O local possui quatro leitos de observação, dois para observação pediátrica e dois para UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A UPA terá uma base fixa do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com médicos socorristas que farão a remoção de casos de maior complexidade para hospitais do município.

“A ideia é ter um intermediário entre o Centro de Saúde e o Pronto Socorro, com um serviço que funciona 24 horas e em conjunto com o Samu, para que possa resolver a maior parte dos problemas”, frisou Padilha. O ministério abrirá no final deste semestre novo processo de seleção para a construção de UPAs em cidades com mais de 100 mil habitantes e que ainda não tenha uma unidade.

Investimentos - A próxima unidade a entrar em funcionamento será a do Rudge Ramos, com entrega prevista para o terceiro trimestre de 2012. Os projetos para a construção das UPAs Silvina/Ferrazopolis e Alves Dias/Assunção também estão em andamento. Para o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, a entrega deve acontecer até o final de 2012 e completará a rede de urgência do município.

“Estamos completando a rede de UPAs na cidade para cobrir todo o território e fazer uma retaguarda com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Até o fim do próximo ano, a cidade terá nove UPAS, 32 UBSs, o Hospital de Clínicas no Alvarenga, HMU (Hospital Municipal Universitário) e que será transformado em Hospital da Mulher, teremos Hospital Anchieta, com foco em oncologia e um novo hospital para substituir o Pronto Socorro Central, que será chamado de hospital de urgência”, listou Marinho.

Atendimento preferencial - O secretário de Saúde, Arthur Chioro, explicou que os pacientes da UPA serão atendidos de acordo com o quadro clínico, avaliado em uma triagem prévia. Os de menor complexidade receberão ficha azul e aguardarão atendimento por ordem de chegada. Os que tiveram ficha amarela serão considerados de gravidade média, cujo atendimento deve acontecer entre 10 e 20 minutos após a chegada. Já os casos graves receberão ficha vermelha e serão atendidos imediatamente.

Chioro ressaltou que o modelo tem funcionado nas demais UPAS de São Bernardo. “Fizemos um estudo com as cinco que já estão em atendimento e a capacidade de resolver os problemas na própria UPA foi de 99,7%. Ou seja, menos de meio por cento dos pacientes precisou ser transferido”, relatou.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.