NOTÍCIA ANTERIOR
SW4 SR peca pela simplicidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mais Captiva para menos espera
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2009 | Veículos
Manutenção correta melhora desempenho dos freios
Para obter um bom desempenho do freio e aumentar a vida útil do produto uma palavra basta: manutenção.

Essa é a dica dada por Mauro Longa Neto, gerente comercial da Freios Master e integrante da comissão organizadora do 9º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia. "O freio é o principal item de segurança do veículo, por isso a manutenção deve ser realizada. Segundo o manual de uso e manutenção do veículo, a conservação deve ser realizada por meio de revisões periódicas com profissionais treinados", explica Neto.

Para realizar a manutenção correta dos freios, o especialista lista quatro dicas. "A primeira é ler o manual do veículo, a segunda é realizar uma manutenção periódica, a terceira é utilizar sempre peças originais e de boa procedência e a quarta dica é a manutenção preventiva. Na maioria das vezes ela é feita de maneira corretiva, mas quando realizada antes que o problema apareça, o custo será menor e o desempenho melhor."

O gerente comercial também o funcionamento dos freios. "O freio é uma transformação de energia cinética, de movimento, em energia de calor. Em um sistema pneumático, por exemplo, o motorista pisa no pedal do freio, fazendo com que o ar comprimido armazenado em um reservatório entre no conjunto através da câmara, expandindo as sapatas, que entram em contato com o tambor. Esse componente, por meio do atrito, desacelera a roda e o pneu."

Segundo Neto, apesar de a troca da lona de freio ser o reparo mais frequente, o motorista também deve estar atento a outros componentes. "A lona de freio sofre maior desgaste, porém outros componentes também perdem a eficiência, como molas e buchas, e não são verificadas regularmente."

Neto também aconselha os condutores a utilizarem o freio motor. "Quanto melhor for o aproveitamento do freio motor, melhor será o desempenho do freio", comenta.

Evento - O 9º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia será realizado amanhã, no Rio Grande do Sul, e contará com a participação de importantes fabricantes, como Bosch, SKF e Pirelli, além de montadoras. "Apesar de ser um evento bastante técnico, ele tem importância muito grande. O maior objetivo é discutir novas tendências, tecnologias e inovações que possam trazer benefícios para os motoristas que sejam aplicados no dia-a-dia", conclui.

(Supervisão Sueli Osório)

Por Lucas Tieppo - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6195 dias no ar.