NOTÍCIA ANTERIOR
Protesto em Mauá termina em reunião
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá tem programação cultural em julho
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/07/2013 | Cidade
Manifestantes ocupam PPA Participativo de Mauá
Manifestantes ocupam PPA Participativo de Mauá O prefeito Donisete Braga dialogou diretamente com os manifestantes. Foto: Edmilson Magalhães
O prefeito Donisete Braga dialogou diretamente com os manifestantes. Foto: Edmilson Magalhães
Prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), promete receber grupo de manifestantes em seu gabinete, na próxima quarta-feira (10/07)

Um grupo de manifestantes decidiu ocupar a plenária do PPA (Plano Plurianual) Participativo de Mauá, realizado na noite desta quinta-feira (04/07), numa escola pública do bairro Vila Bocaina. Era por volta das 19h30, quando cerca de 70 jovens com apitos em punho entrou no local para protestar contra o governo do prefeito Donisete Braga (PT).

A Polícia Militar e o secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, negociaram a permanência dos manifestantes na plenária de forma pacífica. Mas o prefeito não conseguia abrir a discussão com os moradores do bairro, porque os manifestantes ensaiavam um coro de vaias. O prefeito decidiu então quebrar o protocolo. Ao invés de prosseguir com o PPA no formato padrão, em que o governo apresenta as metas para a população discutir as prioriradades nas políticas públicas, Braga dialogou diretamente com os manifestantes mais exaltados. E lhes concedeu o direito de usarem o microfone para explicarem os motivos do protesto.

O grupo pedia mais qualidade no transporte público, e, principalmente redução na tarifa de ônibus de R$ 3.00, além de contratação de médicos para os hospitais. “Eu não vou deixar de dialogar com vocês, mesmo na adversidade. A tarifa é cara mesmo, mas reduzi-la é fazer com quem alguém pague a conta. Estamos fazendo outras melhorias no sistema”, ponderou Donisete.

O prefeito discorreu sobre as medidas que tem implementado, como a aprovação de convênio com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a integração dos ônibus com a linha 10 Turquesa, e prometeu abrir a planilha de custos do transporte à população para dar publicidade aos cálculos que dão embasamento para a cobrança no sistema. “A pauta de vocês é positiva, e nosso governo está trabalhando para resolver os grandes temas da cidade”, exclamou Braga, enquanto era bastante sabatinado pelos jovens.

“O prefeito não responde o que a gente quer saber. Estamos organizando diversos protestos na cidade, que não vão parar por aqui”, afirmou Leandro Felipe, 25 anos, um dos líderes do grupo que se denomina “Movimento Progresso Mauá”. Donisete Braga prometeu receber uma comissão de sete pessoas do movimento em seu gabinete, na próxima quarta-feira (10/07), às 9 horas. Antes de seguirem para a plenária do PPA Participativo, os manifestantes chegaram a fazer uma passeata nas principais avenidas da cidade. Até o fechamento dessa matéria não havia registro de atos de violência na cidade.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6188 dias no ar.