NOTÍCIA ANTERIOR
Nova técnica aumenta chances de transplante medular incompatível
PRÓXIMA NOTÍCIA
FMABC é destaque no maior congresso de Ginecologia do País
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/09/2011 | Saúde e Ciência
Mamadeiras de plástico com bisfenol devem ser banidas até 31/12
A partir desta segunda-feira, empresas têm três meses para deixar de usar a substância BPA (bisfenol) na fabricação de mamadeiras plásticas. A edição de hoje do "Diário Oficial da União" traz a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com a proibição de uso.

A Vigilância Sanitária determinou que as mamadeiras plásticas com BPA nacionais ou importadas poderão ser vendidas apenas até o dia 31 de dezembro. A partir de 2012, as empresas e os estabelecimentos comerciais também serão responsáveis por retirar das prateleiras e estoques os produtos não vendidos.

Quem descumprir a norma pagará multa de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão e poderá ter o estabelecimento interditado.

O bisfenol A é usado na fabricação da maioria dos produtos plásticos, como potes, escovas de dente, copos, cadeiras e no revestimento interno de latas. Quando o plástico é aquecido ou congelado, moléculas do bisfenol podem se desprender e contaminar os alimentos. Não há estudos conclusivos sobre a possibilidade de a substância causar doenças em seres humanos.

No entanto, especialistas alegam que a exposição ao BPA pode provocar deficiências físicas e câncer. Diante das suspeitas, a Anvisa decidiu, por precaução, proibir a substância nas mamadeiras para proteger a saúde dos bebês. Canadá e grande parte dos países europeus já baniram o bisfenol.

O presidente da Abrapur (Associação Brasileira de Produtos Infantis), Synésio da Costa, diz ser favorável a decisão da Anvisa. Porém, reclama que o prazo estabelecido para retirada das mamadeiras do mercado é curto. Segundo ele, a indústria já não fabrica mamadeiras com bisfenol desde 2010. A opção é pelo polipropileno, que não tem a substância proibida na composição.

Por Folha Online - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7709 dias no ar.