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DATA DA PUBLICAÇÃO 27/08/2015 | Geral
Mais três avenidas de São Paulo têm velocidade reduzida a 50 km/h
Pedroso de Morais, Fonseca Rodrigues e Gastão Vidigal terão mudanças.

Medida está dentro do plano de redução de acidentes viários.


As Avenidas Pedroso de Morais e Professor Fonseca Rodrigues, na Zona Oeste de SãoPaulo, e a Avenida Doutor Gastão Vidigal, na Zona Sul, passaram a ter velocidade máxima de 50 km/h nesta quinta-feira (27). Até quarta, os motoristas que trafegavam nas três vias da capital paulista podiam trafegar a 60 km/h.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a medida está dentro do plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida, iniciado em 2013. A mudança já havia sido anunciada na segunda-feira (24).

Em função da ciclofaixa de lazer, será mantida a regulamentação de velocidade máxima diferenciada de 40 km/h na Avenida Professor Fonseca Rodrigues aos domingos, das 7h às 16h, no trecho entre as Praças Apecatu e Panamericana.

Na Avenida Pedroso de Morais, entre a Brigadeiro Faria Lima e a Rebouças, a velocidade máxima já era de 50 km//h e a regulamentação será mantida. A mudança vale para o restante da via.

Alterações feitas
Na segunda-feira (24), três vias da Zona Sul e duas da Zona Oeste tiveram suas velocidades máximas reduzidas de 60 km/h para 50 km/h: Avenidas Guarapiranga, Senador Teotônio Vilela, Arnolfo Azevedo, Rua Almirante Pereira Guimarães e Estrada do M’Boi Mirim.

Também já tiveram a velocidade reduzida as Marginais Tietê e Pinheiros, Avenidas Angélica e Pacaembu, Jacu-Pêssego, Aricanduva e o Minhocão. Na quinta-feira (20), mais 11 vias passaram a ter novo limite de velocidade: Rua Henrique Schaumann, Avenidas Paulo VI, Sumaré, Antártica, Afrânio Peixoto, Valdemar Ferreira, Professor Manuel Chaves, Vereador José Diniz, Carlos Caldeira Filho, Viaduto Antártica e Estrada do Campo Limpo.

Marginais
Desde a implantação da redução no dia 20 de julho, o número de acidentes caiu cerca de 30% nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros. O dado é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e compara acidentes ocorridos no mesmo período do ano passado.
Agente da CET trabalha no local de um acidente na Marginal Tietê. Ao fundo, placas mostram os novos limites nas três vias da Marginal. Na expressa, à esquerda: 70 km/h para veículos leves e 60 km/h para pesados; na central: 60 km/h; na local, à direita: 5 (Foto: Fábio Tito/G1)Agente da CET trabalha no local de um acidente na Marginal Tietê. Ao fundo, placas mostram os novos limites nas três vias da Marginal.

O balanço do primeiro mês de redução do limite máximo de velocidade, que ainda será divulgado pela CET, traz a informação de que a lentidão caiu entre a tarde e a noite nas marginais. A Prefeitura ainda não divulgou o número de mortes, mas já antecipou que as multas aumentaram.

A companhia reduziu os limites alegando justamente benefícios na redução de acidentes e mortes. No ano passado, 73 pessoas morreram em acidentes nessas vias.

A velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.

Por G1, em São Paulo
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