NOTÍCIA ANTERIOR
Nova opção de GPS
PRÓXIMA NOTÍCIA
Motos têm check-up gratuito
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/05/2009 | Veículos
Mais facilidade na condução
Existe um consenso entre os motoristas de que um dos principais itens de conforto de um veículo é um sistema de direção que ofereça mais facilidade na hora de esterçar e manobrar. Atualmente, os automóveis contam com diferentes tipos de direção, como hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica, mas o que realmente interessa ao condutor é fugir da dura e pesada direção mecânica.

Carlos Henrique Ferreira, engenheiro da Fiat, explica como funciona o sistema mecânico. "Ao virar o volante, giramos a coluna de direção, que aciona a caixa de direção; esta, por sua vez, aciona a cremalheira, que faz as rodas virarem. Se a direção é mecânica, todo o esforço para virar o pneu é feito pelo motorista."

Jomar Napoleão, vice-diretor do Comitê de Veículos de Passeio da SAE Brasil, lembra que o sistema mecânico é mais comum em carros populares. "Além de ser o primeiro sistema de direção, ele é mais encontrado em modelos leves e pequenos. Em automóveis mais pesados, ficaria mais difícil dirigir."

Todos os outros tipos de direção têm o objetivo de reduzir o esforço do motorista. "O sistema de direção hidráulica prevê um circuito de óleo que passa pela caixa de direção. Este óleo é movimentado (forçado) por uma bomba que, por sua vez, é acionada pelo motor do veículo através de uma correia. No sistema eletro-hidráulico, a bomba hidráulica que movimenta a direção é movida por um motor elétrico e não pelo motor do carro. Sendo assim, o sistema não rouba potência do motor", explica Ferreira.

"Além de aumentar o conforto, o sistema hidráulico de direção também aumenta a segurança do motorista, pois ele tem maior controle sobre o carro", ressalta Napoleão.

O único modelo da Fiat cujo sistema de direção é elétrico é o Stilo. O engenheiro da montadora explica como funciona. "Um motor elétrico é instalado diretamente na coluna de direção com o objetivo de reduzir o esforço do motorista. Neste caso, também não se rouba potência do motor."

"O sistema elétrico é mais sofisticado que os outros, por isso ainda são poucos os modelos que contam com o recurso; o uso é mais restrito. O controle sobre o carro é maior, pois em determinadas velocidades o motor elétrico varia a força necessária para movimentar o volante. conclui Napoleão.

(Supervisão Sueli Osório)

Por Lucas Tieppo - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.