NOTÍCIA ANTERIOR
Ônibus bate em poste em São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ambientalistas suspeitam de nova contaminação por lodo na Billings
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2012 | Setecidades
Mais Deficiente para falar de inclusão e superação
Mais Deficiente para falar de inclusão e superação Samara, 23 anos, venceu as limitações e edita uma revista voltada para as pessoas com algum tipo de deficiência. Foto: Rodrigo Pinto
Samara, 23 anos, venceu as limitações e edita uma revista voltada para as pessoas com algum tipo de deficiência. Foto: Rodrigo Pinto
Lançamento do 11º número da revista aconteceu nesta segunda-feira, em Diadema

Foi lançada nesta segunda-feira (17/12), em Diadema, a 11ª edição da revista Mais Deficiente, uma publicação com informações sobre tipos de deficiência, leis, denúncias, histórias de superação, além de poesias e trechos de músicas com as mensagens referentes à motivação. E acaba aí qualquer tipo de semelhança entre ela e qualquer outra revista. A principal diferença está em sua idealizadora, a jovem Samara Andresa Del Monte, 23 anos.

Ao nascer, Samara sofreu com falta de oxigênio no cérebro, ocasionada pelo cordão umbilical que estava enrolado no pescoço. O resultado foi uma lesão cerebral que afetou a parte motora e paralisia cerebral. Começou assim a luta dela para levar uma vida normal, em detrimento das limitações. E foi muito bem nisso. Brincava com a irmã dois anos mais velha, com os primos e, mesmo sem poder andar, considera sua infância como boa.

“Nós somos o ‘motor’ da Samara, fazemos o que ela não consegue motoramente fazer”, revelou a mãe, Claudia Del Monte, ao se referir à família, composta também pelo pai Ubiratan e a irmã Sarita. Foi com a irmã que Samara deu seus primeiros passos rumo à alfabetização. Começou aprendendo números e cores em inglês, além de noções básicas de escrita. Dos 4 aos 14 anos, estudou em escola especial (Escola Espaço Livre). Concluiu o ensino fundamental e conheceu o Sistema Universal Bliss de Comunicação.

O método consiste em uma prancha com 3.000 símbolos, separados por cores indicando pronomes, verbos, adjetivos, substantivos e alfabeto, possibilitando assim a construção das frases. Já alfabetizada e escrevendo no computador com um capacete com ponteira que dá acesso a mouse e teclado, produz em 2001, com 12 anos de idade, o primeiro número da revista.

Alerta - O nome Mais Deficiente surgiu para alertar sobre o fato de que mais pessoas nascem ou adquirem deficiência e querem sua inclusão na sociedade e não mais ficar dentro de casa. Samara fazia as matérias no programa Word, pedia para os pais fazerem a revisão, fotos e colarem tudo. As primeiras cópias xerocadas tiveram a ajuda financeira dos pais e amigos para serem confeccionadas. Desse começo até hoje muita coisa mudou.

Das 50 cópias da primeira edição, a revista pulou para 3.000 exemplares impressos em gráfica, com direito a lançamento com a presença de autoridades, distribuição por mala direta, tudo isso já no terceiro número.

Conseguiu avanços na discussão do assunto, passou a ser requisitada por programas de televisão (Ressoar, TV Record) para falar sobre acessibilidade, conquistou muitas coisas como versão em braile e áudio (a transcrição é feita pela Biblioteca Interativa de Inclusão da Vila Nogueira, de Diadema), parceria com uma editora (Caliandra), inscrição no ISSN (International Standard Serial Number), orgão permite a editores, bibliotecários e livreiros localizar estas publicações, e o patrocínio de 15 empresas para custear todo o projeto.

Hoje Samara está formada em Jornalismo pela Unip (Universidade Paulista), escreve artigos para o jornal da Igreja Matriz de Diadema e para a revista Reação, é atleta de Bocha Adaptada (equipe APBS Guaruja), gosta de ir à praia, adora ler e ouvir MPB, além de dar palestras sobre acessibilidade e inclusão. Concilia as atividades do seu dia com o namoro com Caio, que também tem paralisia cerebral. Afinal de contas, melhor do que qualquer um, Samara sabe que a vida precisa ser vivida plenamente.

Por Marcelo Mendez - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.