NOTÍCIA ANTERIOR
''Indignados'', espanhóis protestam contra novos políticos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nuvem de cinzas de vulcão no Chile afeta voos comerciais na Austrália
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/06/2011 | Internacional
Mais de 3.200 pessoas estão contaminadas pela bactériam assassina
A variação agressiva da bactéria E.coli enterohemorrágica (ECEH), que pode provocar diarreias mortais, causou duas novas mortes na Alemanha, informaram as autoridades sanitárias neste domingo (12). O anúncio eleva o balanço da epidemia para 35 mortos, 34 deles na Alemanha.

A declaração foi feita à AFP pelo porta-voz do Instituto Federal de Vigilância Sanitária, Robert Koch.

- Temos 34 mortos na Alemanha. A 35ª morte ocorreu na Suécia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou o mesmo balanço, 34 mortos na Alemanha e um na Suécia, segundo seu site.

A OMS registra que existe um total de 3.255 enfermos confirmados ou com suspeita de terem sido contaminados pela E.coli em 16 países: Alemanha, Dinamarca, Suécia, Áustria, Canadá, França, República Tcheca, Grécia, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Espanha, Suíça, Reino Unido e EUA.

Salvo cinco exceções, segundo a OMS, todos os casos têm vínculo com a Alemanha.

Brotos de feijão

Um instituto sanitário federal alemão confirmou no sábado (11) oficialmente que a epidemia bacteriana foi provocada por brotos de feijão germinados contaminados, colocando fim às incertezas de Berlim e da União Europeia.

Os biólogos do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) confirmaram os resultados das análises anunciadas na sexta pelas autoridades regionais da Renânia do Norte-Westfália (oeste).

Segundo os resultados, a espécie bacteriana O104:H4 da ECEH, rara e muito perigosa, foi detectada em um pacote de brotos germinados procedente da fazenda Gärtnerhof, localizada em Bienenbüttel (norte), atualmente fechada. O diretor do Instituto Federal alemão, Andreas Hensel, comemorou os resultados.

- Estes resultados são um passo importante na rede de testes.

O pacote de brotos germinados que foi analisado tinha sido entregue às autoridades por um pai de família cuja mulher e filha ficaram gravemente doentes devido à bactéria E.coli.

Estes resultados põem fim a semanas de incertezas que custaram centenas de milhões de euros aos agricultores europeus, já que os consumidores deixaram de comprar pepinos, tomates e verduras que tinham sido apontadas pelas autoridades alemãs como possíveis vetores da contaminação.

Resta determinar como ocorreu a contaminação. "Continua confuso (...). A bactéria foi veiculada por homens ou por animais?", questionou o ministro do Meio Ambiente e Proteção dos Consumidores da Renânia do Norte-Westfália, Johannes Remmel.

Os brotos de lentilha, alfafa, soja, etc, são produzidos em condições de calor e umidade, e os cientistas os consideram possíveis vetores de bactérias patogênicas como a E.coli e a salmonela.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Por R7 - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.