NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeituras planejam faixas exclusivas para os ônibus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após atraso, Ribeirão Pires inaugura UBS Centro Alto
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/09/2013 | Setecidades
Mais chuvosa e menos quente, primavera começa neste domingo
Mais chuvosa e menos quente, primavera começa neste domingo Previsão da meteorologia para a estação é de chuvas como as registradas no verão, com pancadas fortes no fim da tarde. Foto: Fabiano Ibidi
Previsão da meteorologia para a estação é de chuvas como as registradas no verão, com pancadas fortes no fim da tarde. Foto: Fabiano Ibidi
Estação terá temperaturas mais amenas do que as registradas no ano passado e chuvas regulares nos próximos três meses

Diferente do ano passado, quando altas temperaturas aliadas a pouca chuva provocaram uma sensação de verão fora de época, a primavera 2013, que começa neste domingo (22/09), terá dias mais amenos e chuva regulares ao longo dos próximos três meses.

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, as condições do Oceano Atlântico em 2012 desfavoreceram a formação de nuvens de chuva, provocando temperaturas altas na primavera passada. “Em dezembro, a média de temperatura máxima ficou em 30 graus”, lembrou.

Em outubro, as médias no ABCD variaram entre 18 e 28 graus e, em novembro, entre 18 e 26 graus. “Isso nos deu uma sensação de que a primavera 2012 foi extremamente quente. Neste ano, não há condições climáticas que bloqueiem a formação de nuvens e a chuva volta como esperado.”

Temporais - Em meados de outubro, as chuvas típicas de verão – com pancadas fortes no fim da tarde – irão ocorrer com mais frequência, com risco de enchentes e deslizamentos nas grandes cidades.

Quanto à temperatura, os dias prometem ser mais amenos do que no ano passado. Em outubro, a média vai variar entre 15 e 25 graus. Novembro terá média de 16 a 26 graus e dezembro entre 18 e 27 graus.

Neste ano há neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña. Por conta disso, não haverá meses seguidos secos ou úmidos em nenhuma região.

Conhecida como uma época de transição, a primavera ocorre entre dois extremos: o inverno e o verão. Durante os meses de inverno, o vento predominante é de sul (trazendo o ar mais frio polar para os trópicos).

No verão, o calor dos trópicos aquece as regiões mais temperadas. Na primavera, o calor e a umidade amazônica “descem” pelo País e estimulam a formação de nuvens carregadas e a consequente formação de chuva.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.