NOTÍCIA ANTERIOR
Companhia ''Tango e Paixão'' renova espetáculo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Moradores do Parque São Vicente participam do projeto Comunidade Segura
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/04/2012 | Cidade
Maior entidade de catadores da AL realiza palestra sobre Limpa Brasil em Mauá
Maior entidade de catadores da AL realiza palestra sobre Limpa Brasil em Mauá  Campanha Limpa Brasil Let’s Do It! chega em Mauá no dia 15 (domingo). Foto: Divulgação
Campanha Limpa Brasil Let’s Do It! chega em Mauá no dia 15 (domingo). Foto: Divulgação
Rede de voluntários participa da atividade do dia 15, por uma cidade mais limpa e conscientização ambiental

O presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho – o maior da América Latina – e integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Tião Santos, estará em Mauá nesta quarta-feira (11), às 14h, no Centro de Formação de Professores (rua Rio Branco, 183 - Centro), para falar sobre sua experiência em coleta e cooperativas, sobre a realidade da reciclagem no Brasil e o trabalho desenvolvido junto ao Movimento Limpa Brasil Let’s Do It!

Tião Santos também é coordenador Nacional de Logística do Limpa Brasil e foi protagonista do documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar em 2011. Durante a palestra, Santos falará sobre a importância de aderir ao Limpa Brasil e como ser um voluntário.

A Prefeitura, em parceria com a organização Atitude Brasil, desenvolverá a campanha Limpa Brasil Let’s Do It! em Mauá, no dia 15 (domingo), das 8h às 14h. Todos os voluntários, munidos de um kit, com saco de plástico renovável e luvas, recolherão objetos como latas, papéis, garrafas, plásticos e metais, que deverão ser levados para um dos 11 ecopontos e três pontos de coleta. Todo o material será encaminhado pela Prefeitura para a nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, localizada no bairro Capuava.

A expectativa da Prefeitura é coletar, aproximadamente, 40 toneladas de resíduos em Mauá neste dia. A principal meta da atividade é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades. O projeto foi trazido para o Brasil pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Mauá tem 422 mil moradores que geram 250 toneladas por dia. Isto corresponde a 600 gramas de resíduos, em média, por habitante, diariamente. Atualmente, 1% do lixo produzido na cidade é reciclado por uma cooperativa de catadores. No aterro sanitário particular da empresa Lara são depositadas, aproximadamente, 60 mil toneladas de resíduos ao mês, procedentes de oito municípios: Mauá, Ribeirão Pires, Diadema, São Bernardo do Campo, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul, Praia Grande e São Vicente.

A cidade está finalizando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que já passou por várias etapas e contou com a contribuição de vários segmentos sociais em audiências públicas. Para esta elaboração foram considerados estudos, diagnósticos, reuniões, estudo econômico-financeiro e planejamento de ações. O plano municipal de resíduos sólidos está sendo coordenado pela Secretaria e Conselho de Meio Ambiente, com elaboração técnica da Câmara de Resíduos e consultoria da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP).

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.