NOTÍCIA ANTERIOR
Assembleia decide pela continuação da greve na UFABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com fartura para público infantil, Bienal tem livros de R$ 2 a R$ 4 mil
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/08/2012 | Educação
Maior congresso médico-universitário do País começa segunda-feira (13/08)
Abertura contará com autoridades regionais e palestra de expoente da medicina contemporânea, o cirurgião cardiovascular Dr. Fábio Jatene

Alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam de 13 a 18 de agosto a 37ª edição do Comuabc - Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 37 anos, recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A solenidade de abertura dia 13 reunirá autoridades regionais a partir das 19h em coquetel no Anfiteatro David Uip, no prédio CEPES do campus universitário. A ocasião também será marcada por palestra do ex-aluno da turma de 1978 da FMABC e um dos expoentes da medicina contemporânea, Dr. Fábio Jatene, hoje professor Titular da disciplina de Cirurgia Cardiovascular e Regente de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O “Professor Homenageado” deste ano será Dr. José Jorge Namura, da disciplina de Clínica Médica, enquanto a “Presidente de Honra” será Dra. Sandra Boratto, da cadeira de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo.

Programação de ponta: Todas as atividades ao longo da semana terão lugar no próprio campus da FMABC. Serão 45 palestras, que além de temas técnicos em medicina trarão assuntos diversos em humanização e outras áreas como enfermagem, fisioterapia e ciências farmacêuticas. Entre os destaques constam “Atuação do fisioterapeuta nas Olimpíadas”, “Remoção aeromédica” e “Os desafios do SUS”. No campo da humanização, o convidado Dr. Pablo González Blasco fará a palestra especial “Educação da afetividade através do cinema”, na qual utilizará trechos de filmes para abordar a importância da sensibilidade nos profissionais de saúde. González tem doutorado em medicina pela FMUSP, é membro fundador e Diretor Científico da Sobramfa (Sociedade Brasileira de Medicina de Família) e autor dos livros “O médico de família hoje”, “Medicina de Família & Cinema”, “Educação da afetividade através do cinema” e “Humanizando a medicina: uma metodologia com o cinema”.

Outra convidada de peso será Dra. Patricia Zen Tempski, que fará palestra sobre “Síndrome de Down através dos tempos”. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo e professora de Embriologia Humana na Faculdade Evangélica do Paraná, a médica também coordena o Ambulatório de Atendimento à Pessoa com Síndrome de Down do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Além das palestras, o 37º Comuabc contará com as mesas redondas “Restauração curricular dos cursos de medicina: avanço e retrocessos” e “A juventude e o processo traumático em acidentes”, além de duas edições sobre “Oncologia”. Serão ainda 5 cursos práticos, 4 de imersão e 3 painéis nas áreas de reprodução humana, cirurgia pediátrica e cirurgia cardíaca.

Tradição acadêmica: O Comuabc já recebeu profissionais de renome na área da saúde como Albert Sabin, Ivo Pitanguy, Adib Jatene, Enéas Carneiro e Geraldo Alckmin. Para 2012 são aguardados cerca de 1.000 congressistas e apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos.

O final da programação científica do 37º Congresso Médico Universitário do ABC será na sexta-feira (17) e a festa de encerramento ocorrerá sábado no Esporte Clube Sírio (Av. Indianópolis, 1.192 - São Paulo). Com início às 21h, a confraternização contará com jantar, premiação dos melhores trabalhos e divulgação do presidente do evento para o próximo ano.

A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC está localizada na Av. Príncipe de Gales, 821 - Santo André (SP). Mais informações e a programação completa no site www.comuabc.com.br ou no Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro da FMABC: (11) 4993-5483.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.