NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André faz evento para setor de casamentos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comércio eletrônico investe no potencial de consumo da classe C
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/10/2011 | Economia
Magneti Marelli anuncia fechamento em São Bernardo
Magneti Marelli anuncia fechamento em São Bernardo Trabalhadores da Magneti Marelli: mobilização para proteger 600 empregos. Foto: Rossana Lana
Trabalhadores da Magneti Marelli: mobilização para proteger 600 empregos. Foto: Rossana Lana
Os trabalhadores da fábrica de autopeças Magneti Marelli em São Bernardo decidiram, no início desta sexta-feira ( 21/10), paralisar a produção até segunda-feira ( 24/10). O motivo da ação é tornar público o fechamento da empresa previsto para dezembro, já confirmado pela companhia.

Nesta planta da multinacional trabalham 450 metalúrgicos e 150 terceirizados. No início do mês os funcionários receberam um aviso da direção da empresa de que a unidade de São Bernardo tem pedidos de peças apenas até o final do ano e sem nenhuma perspectiva de encomendas para 2012.

“Os problemas na empresa começaram há cerca de oito anos, quando ela direcionou todas as vendas de seu único produto (camisa de motores) para o exterior. Com a valorização do real e a crise econômica nos Estados Unidos e Europa, a empresa ficou sem competitividade”, afirmou diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Alberto Gonçalvez, o Krika.

A empresa tentou construir alternativas em vários setores. “Enviamos nesta semana pedido de reuniões com a Petrobras. E buscamos ainda outras possibilidades. O importante é garantir o emprego dos trabalhadores. O problema é regional, já que toda a cadeia de funcionários representa duas mil pessoas por conta dos dependentes. Serão cerca de 600 trabalhadores desempregados, mas que são chefes de família e precisam do posto de trabalho”, afirmou Krika.

Os metalúrgicos resolveram realizar o ato para chamar a atenção da sociedade sobre o problema e para agilizar as reuniões para construir as alternativas. “O representante da empresa a nivel global demonstra interesse em manter a planta, alguns empresários como da Fiat mostraram-se interessados em novos produtos. Então é uma questão de ocorrerer as reuniões e avaliarem as possibilidades. Na segunda-feira, os metalúrgicos voltam a trabalhar e ficam na expectativa de que o resultado seja positivo. Ainda não tem nenhuma reunião agendada”, disse o diretor do sindicato.

Comunicado da Magneti Marelli

A empresa informou no final da tarde desta sexta-feira (21/10) por meio de nota oficial: “o Grupo Magneti Marelli informa que está desativando sua planta fabril de Camisas de Cilindro, localizada em São Bernardo, a partir de dezembro próximo.

Em 2007, a produção da divisão Camisas de Cilindro da Magneti Marelli atingiu um milhão de peças. No segundo semestre de 2008, este número caiu devido à diminuição da demanda, principalmente do mercado externo, que já passava por dificuldades. No final de 2008, com a crise econômica global instaurada, a demanda caiu abruptamente, chegando a 200 mil peças.

Com 80% de sua receita proveniente de exportações, os resultados da unidade foram seriamente afetados por volumes baixos. Conta também o fato do Real ter alta valorização frente ao dólar americano, fato esse, que fez o negócio chegar a níveis insustentáveis.

Os contratos vigentes até 2012 serão cumpridos pela Magneti Marelli, honrando sua reputação no mercado em termos de qualidade e prazo de entrega dos produtos.

A empresa está em negociação com o sindicato com o objetivo de encontrar possíveis soluções para apoiar os colaboradores que serão demitidos como consequência do encerramento das atividades da fábrica.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.