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DATA DA PUBLICAÇÃO 27/11/2007 | Economia
Magazine Luiza investe de olho na região
O reaquecimento do consumo neste ano animou a rede varejista Magazine Luiza – com sede em Franca, no Interior do Estado – a investir no maior mercado consumidor do País. A empresa planeja entrar na Grande São Paulo no próximo ano. Serão 50 lojas na Capital e Grande ABC – 35 delas adquiridas da Lojas Kolumbus e 15 em inauguração própria.

Prova da aposta da rede na Grande São Paulo é o investimento anunciado segunda-feira. A empresa inaugurou um moderno Centro de Distribuição, às margens da Rodovia Bandeirantes, que recebeu investimentos de R$ 57 milhões.

O complexo, erguido em apenas oito meses pela WTorre Engenharia, em Louveira, Interior de São Paulo, possui 280 mil m² de área total – sendo 62 mil m² de área construída – e gerou 250 empregos diretos.

“O CD Bandeirantes surgiu da necessidade de rendimento da malha logística e vai atender ao plano de expansão da empresa, além de dar suporte à cidade de São Paulo, que reúne o maior número de clientes da loja virtual”, explica a superintendente da rede, Luiza Helena Trajano.

Além deste megadepósito, a empresa possui cinco outras unidades, localizadas em Ribeirão Preto (SP), Ibiporã (PR), Caxias do Sul (RS), Navegantes (SC) e Contagem (MG).

“Não temos medo dos concorrentes. Vamos abrir novas lojas também no Grande ABC, só não sabemos ainda quantas e em quais cidades”, diz Luiza.

Kolumbus - De acordo com a Luiza, a rede que abriu o seu primeiro negócio em 1957 na cidade de Franca (SP), chega a São Paulo ocupando alguns pontos de vendas da antiga Kolumbus, que fechou as portas das unidades neste ano.

Luiza, alega não ter comprado a empresa. “Os locadores dos imóveis que as lojas da Kolumbus ocupavam, que estão nos procurando”, afirma ela.

Apesar disso, está atrelada ao crescimento da rede a aquisição de grandes varejistas, como foi o caso da Casas Filipe, com sede no Paraná e unidades no Mato Grosso do Sul; da Líder, de Campinas (SP) e outras no Interior de São Paulo e no Sul do País.

Em 2006, a empresa faturou R$ 2,1 bilhões e projeta um crescimento de 31% para este ano, o que representa um faturamento de R$ 2,8 bilhões.

Lojas virtuais da empresa completam 15 anos

Forte também é o pioneiro comércio virtual do Magazine Luiza, que completa 15 anos em 2007. Segundo o diretor de vendas e marketing da rede, Frederico Trajano, atualmente este canal é responsável por 12% do faturamento anual, o equivale a R$ 336 milhões.

“Neste ano, o site da varejista avançou 72% até novembro em comparação ao mesmo período de 2006. O crescimento anual nos últimos quatro anos foi de 113%”, comenta Trajano.

Para 2010, o diretor estima o montante de R$ 1 bilhão de faturamento nesse segmento. Hoje, são 60 lojas virtuais (incluindo o site) que oferecem 5.500 itens em 14 categorias.

Além disso, a tecnologia implantada na empresa é preparada para atender também clientes leigos em informática.

“Os consumidores consegue, escolher o produto e a condição de pagamento por meio de um terminal multimídia, que dispõe de 18 mil imagens e todas as informações necessárias”, diz Trajano.

Outras estratégias adotadas pela empresa em 2005 para driblar a concorrência no varejo foram à reformulação da marca e o lançamento do novo slogan ‘Vem ser Feliz’. “Conseguimos tornar a rede uma das principais referências quando se fala em varejo no País. Tanto pelo atendimento aos clientes quanto pela valorização dos maiores incentivadores, ou seja os 11 mil funcionários”, conta Trajano.

Crédito e garantia estendida são outros diferenciais da rede

O avanço do Magazine Luiza está apoiado também nas subsidiárias da empresa, como a LuizaCred, financeira criada em parceria com o Unibanco e a LuizaSeg com a seguradora Cardif.

No caso do LuizaCred, serviço implantado em 2001, o diretor de marketing e vendas, Frederico Trajano, afirma que, em razão da sociedade, a rede conta com uma carteira de crédito administrada de R$ 820 milhões e uma base de 3,2 milhões de clientes ativos.

“Neste quesito temos ainda um grande mercado para explorar, já que no Brasil, ainda há um público grande que não se adaptou ao uso, ou ainda não possui um cartão”, comenta Trajano.

Para atrair o maior número de clientes, o cartão da empresa não possui anuidade, e, além disso, oferece mais benefícios como preços e taxas de juros diferenciados e promoções específicas para pagamento.

O cliente que possui o cartão de crédito da Magazine Luiza, produto que será implantado também nas novas lojas, pode pagar conta de água, luz, gás e telefone.

A carteira de crédito deverá somar neste ano R$ 1,1 bilhão, ante o valor de R$ 607 milhões atingido em 2006.

Já o LuizaSeg, foi criado em 2006, e é um dos primeiros serviços de garantia estendida oferecida a linha portátil.

Por Verônica Lima - Diário do Grande ABC
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