NOTÍCIA ANTERIOR
Ana Hickmann escorrega e cai na Sapucaí
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estradas de SP têm movimento tranquilo neste início de manhã
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/03/2011 | Geral
Maestro diz que convivência com a Vai-Vai foi lição de vida
"Quanta emoção, meu Deus. Eu sou um velho maestro chorão". Assim o maestro João Carlos Martins, 71, que está em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, atendeu o telefone. Homenageado pela escola de samba Vai-Vai, campeã do Carnaval 2011 de São Paulo com o enredo "A Música Venceu", Martins afirmou que a convivência com a agremiação foi uma lição de vida.

"Quando a Vai-Vai me convidou para o desfile, eles falaram que eu seria uma lição de vida para a escola. A minha conclusão depois de seis meses de convivência foi de que o amor da comunidade do Bixiga [região central de São Paulo] com a Vai-Vai e de cada elemento da escola é que foram uma lição de vida para mim. Mais um passo muito grande na minha vida, de aprender o que é o amor de uma comunidade", afirmou à Folha.

A Vai-Vai fez 269,5 dos 300 pontos possíveis. A Acadêmicos do Tucuruvi e a Unidos de Vila Maria fizeram 269,25. Em quarto lugar ficou a Mancha Verde, com 268,75 pontos, e em quinto veio a Gaviões da Fiel, com 268,5. As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas.

O maestro está nos Estados Unidos para fazer a divulgação da apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica, que acontecerá em setembro, no Lincoln Center, em Nova York. Disse que acompanhou a apuração do hotel e, desde a confirmação do resultado, seu telefone já havia tocado mais de 70 vezes.

"Eram os únicos quatro dias que eu tinha livre, após o desfile, para fazer a divulgação do concerto que terá a participação de dez integrantes da bateria da Vai-Vai. Mas na sexta-feira [11] estarei de casaca e borboleta branca novamente no Sambódromo. Quanta emoção!", afirmou Martins referindo-se ao desfile das campeãs do Carnaval de São Paulo.

Para o homenageado, a escola de samba e sua orquestra têm em comum a superação das dificuldades. "Meu caso é de teimosia. A história da Vai-Vai é de superação, a história da minha Bachiana é de superação. Nós temos algo em comum, a escola ainda não tem uma quadra, e nós só teremos sede daqui três meses, ensaiamos em um hotel".

A parceira com a agremiação nasceu depois que Martins viu a apresentação do maestro Isaac Karabtchevsky com a Mangueira. "Tocamos juntos há uns três anos, mas essa apresentação no Lincoln Center será a mais especial. Estou levando a bateria para mostrar o que a música tem em relação ao ritmo e o que o país teve de influência para chegar ao samba", afirmou.

Superação

João Carlos Martins, que já foi considerado um dos maiores intérpretes do compositor Johann Sebastian Bach, tornou-se maestro após perder parte dos movimentos da mão direita. Nos anos 90, quando estava em tratamento intensivo e já tinha recuperado parte dos movimentos, foi agredido na cabeça durante um assalto e perdeu novamente o movimento das mãos.

Depois disso, Martins se dedicou a projetos sociais de ensino de música para crianças carentes e fundou a questra Bachiana Filarmônica, que já se apresentou quatro vezes nos Estados Unidos.

Além de superar dificuldades para continuar trabalhando com música, Martins já teve que enfrentar problemas políticos. Em 2009, ele foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ao lado de seu ex-sócio na construtora Entersa, Rubens Kaufman, por crimes contra a ordem tributária no caso Paubrasil, esquema ilegal de arrecadação para as campanhas de Paulo Maluf em 1990 e 1992.

O maestro sempre negou irregularidades no caso. As penas de prisão foram substituídas por penas restritivas de direito.

Por Julianna Granjeia - Folha Online, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.