NOTÍCIA ANTERIOR
Agência dos EUA dá aval a ''viagra feminino''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Veja mensagem na areia que ajudou no resgate de britânico na Austrália
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/08/2015 | Internacional
Macedônia entra em confronto com migrantes na fronteira com a Grécia
Forças de segurança usaram granadas e bombas de gás lacrimogêneo.

País declarou estado de emergência em suas fronteiras.


Forças de segurança da Macedônia atiraram granadas e bombas de gás lacrimogênio nesta sexta-feira (21) para dispersar migrantes concentrados na fronteira com a Grécia um dia depois do país ter declarado estado de emergência para lidar com um afluxo maciço de imigrantes rumo ao norte para a União Europeia.

O incidente ocorreu em uma zona fronteiriça entre a localidade grega de Idomeni e a cidade macedônia de Gevgelija, que era utilizada nos últimos dias pelos migrantes para passar ilegalmente da Grécia à Macedônia, segundo a France Presse. A a região é chamada de "terra de ninguém" pelas agências de notícias internacionais.

De acordo com a Associated Press, pelo menos oito pessoas ficaram feridas. O número de migrantes bloqueados na região aumentou na madrugada desta sexta-feira de 1.500 para cerca de 3.000 pessoas. Entre elas, estão crianças e bebês que passaram a noite ao relento. Com pouca água e sem comida, alguns comeram apenas milho colhidos nos campos da região.

A Macedônia declarou na quinta-feira (20) "estado de emergência" em suas fronteiras e mobilizou o exército para ajudar as autoridades locais e a polícia na "crise".

Quase 39 mil migrantes, a maioria sírios, passaram pela Macedônia no passado, o que representa o dobro do registrado no mês passado.

“Eu não sei por que eles estão fazendo isso conosco. Eu não tenho passaporte ou documentos de identidade. Eu não posso voltar e não tenho para onde ir. Vou ficar aqui até o fim ”, afirmou o iraquiano Mohammad Wahid à AP.

A Grécia registrou uma onda de imigrantes sem precedentes este ano. A maior parte dos estrangeiros fogem de conflitos na Síria e no Afeganistão. Mais de 160 mil chegaram de botes vindos da costa turca. Até julho 124 mil atravessaram o Mediterrâneo para chegar à Grécia, que enfrenta uma grave crise econômica.

A grande maioria busca fronteiras como a da Macedônia para conseguir chegar, enfim, a países mais prósperos da União Europeia, como a Alemanha, a Holanda ou os países escandinavos.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.