NOTÍCIA ANTERIOR
Horário de funcionamento do Shopping ABC durante o feriado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Número de homicídios se mantém estável no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/05/2010 | Setecidades
Lula relembra início de militância em Festa do Trabalhador no ABCD
“Aqui, neste Paço Municipal, a gente conseguiu mudar a história deste país”. Foi assim que o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou seu discurso durante a comemoração do Dia do Trabalhador no ABCD, organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e realizada no Paço de São Bernardo neste sábado (01/05). Ao lado de Dilma Rousseff, pré-candidata à presidência, Aloísio Mercadante, pré-candidato ao governo de São Paulo, e Marta Suplicy, pré-candidata ao Senado, todos pelo PT, Lula relembrou das primeiras greves promovidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos, que culminaram com a criação do PT e com o fim da ditadura militar.

Pela primeira vez participando do Dia do Trabalhador na Região como presidente, Lula pediu que os refletores fossem apagados antes de iniciar o discurso. “Assim posso olhar nos olhos de cada um de vocês”, e continuou: “Não quero ser presunçoso, mas a verdade é que enquanto a classe trabalhadora não fez as greves, a gente não conquistou a democracia. Tudo começou com a greve da Skania, em 1978. Hoje provamos que um trabalhador pode, sim, governar o Brasil”.

Lula ainda afirmou que, ao final de seu mandato, voltará de cabeça erguida a morar em São Bernardo. No entanto, o presidente dedicou seu mandato aos trabalhadores. “Não fizemos nada disso por mérito meu. Só consegui fazer pois vocês, no coração de cada mulher e cada homem, tem um ‘Lulinha’ escondido aí”, completou Lula, emocionado. Ainda durante seu discurso, o presidente lembrou ações de seu mandato, como a construção da UFABC (Universidade Federal do ABC) e a manutenção do crescimento econômico e da geração de emprego mesmo com a crise.

Lutas – Já a pré-candidata Dilma Rousseff convocou os trabalhadores para uma “reflexão”. “É uma emoção muito forte estar aqui, onde tudo isso começou. Mas quero lembrar que somos um dos poucos países nesta data em que o trabalhador não está nas ruas, lutando contra o desemprego. Aqui não temos esta praga, que deixou milhões de desempregados em todo o mundo”, explicou.

“Bigode contra Chuchu” – Mercadante, que lembrou as “mazelas de 27 anos do governo tucano” em São Paulo, recebeu um elogio inusitado da Marta. Durante seu discurso, a pré-candidata ao Senado afirmou: “Chega dessa tucanada. Tenho certeza que o ‘bigode’ (se referindo a Mercadante) vai fazer o ‘Chuchu’ (referência ao pré-candidato pelo PSDB ao governo, Geraldo Alckmin) tremer”.

Também estiveram presentes ao encontro os prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e de Mauá, Oswaldo Dias (PT). Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, representou os sindicatos vinculados à CUT. Carlos Grana, presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e pré-candidato a deputado estadual também compareceu ao evento.

“Em 1980, Lula estava preso e nós ocupamos o Paço de São Bernardo. Depois, o Estádio da Vila Euclides. Hoje, 30 anos depois, temos muito o que comemorar”, garantiu o prefeito Luiz Marinho.

TV do Trabalhador - Ainda durante a Festa do Trabalhador, Sérgio Nobre deu uma notícia que foi recebida com vibração pela platéia. "Quero avisar a todos que no dia 6 de agosto teremos a primeira transmissão da TV do Trabalhador".

Por Júlio Gardesani - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.