NOTÍCIA ANTERIOR
Candidatos estarão frente a frente em debate nesta 2ª
PRÓXIMA NOTÍCIA
Psol se esforça para ter Heloísa Helena em campanha na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/09/2008 | Política
Lula recebe primeiro-ministro da Noruega
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, que a visita do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, representa os frutos de sua visita à Noruega ocorrida há um ano. "O Brasil é, hoje, o maior parceiro comercial da Noruega na América Latina, e a Noruega tornou-se o principal destino das exportações brasileiras para os países nórdicos."

Energia, indústria naval e serviços marítimos são serviços estratégicos de um esforço de modernização da infra-estrutura e logística do país. "São também setores de reconhecida competência e tradição da indústria norueguesa", afirmou Lula.

O presidente acredita que podem ser enfrentados por Brasil e Noruega desafios como as mudanças no clima global, a proteção ao meio-ambiente e a luta contra a fome e a pobreza.

"Noruega e Brasil são pioneiros na exploração de óleo e gás natural, mas também estamos entre os grandes produtores de energia hidrelétrica. Possuímos matrizes energéticas dentre as mais limpas do mundo. Entretanto, podemos fazer muito mais", disse.

Na área de meio-ambiente, foi lembrado o apoio da Noruega ao Fundo Amazônia. Quanto ao combate à fome, Lula disse que o esforço feito para aumentar a produção de alimentos pode ser "em vão" se fracassar a Rodada de Doha. "É preciso rever padrões de comércio que inibem o potencial agrícola de muitos países mais pobres. Caso contrário, milhões de pessoas continuarão a sobreviver na incerteza e na dependência."

A experiência da Noruega na administração de petróleo é "referência fundamental" no debate sobre o uso das jazidas brasileiras do pré-sal, segundo o presidente. Lula também aproveitou para afirmar, como em outros discursos, que pretende utilizar os recursos da exploração do petróleo para "construir uma sociedade mais justa e menos desigual."

Segundo Lula, o país está a salvo da crise financeira mundial. "Uma economia cujos fundamentos sólidos nos resguardam do agravamento da crise financeira internacional."

Por Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.