NOTÍCIA ANTERIOR
Sarney convoca Congresso para votar vetos nesta quarta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nova lei seca põe fim à brecha do bafômetro, mas depende de tribunais
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/12/2012 | Política
Lula reage a ataques e avisa que vai para as ruas em 2013
Lula reage a ataques e avisa que vai para as ruas em 2013 Ex-presidente Lula ao lado do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. Foto: Andris Bovo
Ex-presidente Lula ao lado do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. Foto: Andris Bovo
Ex-presidente participou de cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quarta-feira (19/12) aos ataques que vem sofrendo com acusações feitas por parte da imprensa. Na posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, em São Bernardo, Lula mandou um recado para seus adversários. “Ainda temos muita coisa para fazer, muita prefeitura e governo de estado. Só existe uma possibilidade de eles me derrotarem: é trabalhar mais do que eu. Se ficar vagabundo na sala com ar condicionado falando mal de mim, vai perder.”

"O que mais machuca os meus adversários é o meu sucesso", reagiu Lula. "Às vezes eu compreendo a mágoa deles, que governaram este país desde Cabral", ironizou Lula.

O ato contou com a presença de dirigentes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), da UNE (União Nacional dos Estudantes), do PCdoB, além de dirigentes e parlamentares petistas. Todos os representantes das entidades que falaram no ato saíram em defesa do ex-presidente, convocando para o ano que vem grandes mobilizações pelas ruas do Brasil.

Durante o evento, foram feitas críticas à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que deliberou pela cassação dos deputados condenados na ação penal 470, conhecida como “mensalão”, e também à imprensa.

Rafael Marques assumiu o comando do sindicato em lugar de Sérgio Nobre, que se dedicará exclusivamente à secretaria-geral da CUT. Durante o ato, o presidente da central, Vagner Freitas, disse que a “elite quer jogar no tapetão” e acusou setores do Judiciário e da mídia de “querer decidir” em nome do povo. “Se querem colocar a democracia em jogo, vamos às ruas para defendê-la”, afirmou. "A elite brasileira não digeriu ainda o fato de o companheiro Lula ter feito o melhor governo da historia deste país. Há uma perseguição contra a democracia."

Já o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos falou em sentimentos de "mesquinhez, avareza e raiva" em relação a Lula, a quem chamou de "patrimônio da classe operária e da sociedade brasileira e internacional".

Integrante da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Gilmar Mauro defendeu, para 2013, "lutas e ações de massa que coloquem em pauta" temas como a democratização dos meios de comunicação e a criminalização da política. E criticou o Poder Judiciário, que "parece ser intocável".

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, também fez críticas ao papel da oposição. "Tentam tirar a luta do plano politico para o plano jurídico. Tentam criminar a politica e os movimentos sociais. Mas não vão conseguir", afirmou.

No que foi também um desagravo a Lula, participaram da posse o prefeito reeleito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o prefeito de Diadema, Mário Reali, que perdeu a disputa pela reeleição, e o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, que fez o sucessor. Todos são do PT, representado ainda pelo presidente estadual em São Paulo, Edinho Silva.

FHC - O ex-presidente reservou uma ironia para seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. "Teve um período em que achei que o Fernando Henrique preferia minha vitória à do Serra." O raciocínio era de que Lula faria um governo fraco e permitiria a volta do próprio FHC, evitando ainda que o ex-candidato José Serra, vitorioso, pudesse "encher o saco durante oito anos".

Por Júlio Gardesani - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.