NOTÍCIA ANTERIOR
Estudo revela atraso de nove meses na rede pública do país
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anhanguera anuncia compra da Uniban por R$ 510 milhões
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2011 | Educação
Lula quer UFABC entre 100 melhores do mundo
Lula quer UFABC entre 100 melhores do mundo Ministro da Educação e ex-presidente participaram de comemorações. Foto: Luciano Vicioni
Ministro da Educação e ex-presidente participaram de comemorações. Foto: Luciano Vicioni
Durante a cerimônia em comemoração aos cinco anos da UFABC (Universidade Federal do ABC), realizada na noite desta sexta-feira (16/09), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a instituição caminha para figurar entre grandes universidades internacionais.

“Nosso objetivo aqui não era fazer uma universidade qualquer. Queremos que a UFABC seja qualificada entre as 100 melhores do mundo”, projetou Lula, que destacou o crescimento da instituição nos últimos anos. Em 2006, quando começaram as atividades no campus Santo André, cerca de 90 docentes ministravam as aulas para 504 estudantes. Hoje são 425 professores doutores e mais de cinco mil alunos matriculados.

Para o ex-presidente, além de maior destinação de recursos, é preciso garantir investimentos na formação dos vestibulandos. O ex-presidente salientou ainda a importância de aumentar o número de alunos do ABCD matriculados na instituição.

“Eu quero alertar os prefeitos da Região. Aqui 37% dos estudantes são do ABCD e o restante é de fora. Se os prefeitos daqui quiserem mais estudantes da Região nessa universidade é preciso que a gente se preocupe em preparar nossos jovens para passar no vestibular. Isso para que não tenhamos uma instituição com muitos alunos de fora e poucos de dentro”, aconselhou.

Protesto - Além de Lula, participaram do evento diversos políticos da Região e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Munidos de faixas, alguns estudantes aproveitaram a ocasião para realizar protesto pedindo maiores investimentos no setor educacional.

Em seu discurso, Haddad parabenizou funcionários da UFABC pelo bom índice de produção científica e respondeu à manifestação, afirmando que está previsto crescimento no montante destinado para assistência estudantil no próximo ano. “Estamos prevendo cerca de R$ 800 milhões para 2012”, afirmou.

O ex-presidente também não ignorou o ato. Lula lembrou os tempos de líder sindical e aconselhou os estudantes a continuarem lutando por suas convicções. “Se tem uma coisa que eu aprendi a respeitar é o direito das pessoas de reivindicarem, porque se não fosse assim eu não teria virado presidente da República”, disse.

Homenagens – Ex-alunos, professores, técnicos administrativos e antigos reitores da UFABC foram homenageados durante a cerimônia. João Avamileno, que era prefeito de Santo André na época em que o terreno foi cedido à União para construção do campus, também foi lembrado.

Para o atual reitor, Hélio Waldman, a formação interdisciplinar oferecida pela instituição é responsável pelo crescimento dos últimos anos. O curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC foi o mais procurado pelos estudantes que se inscreveram no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) deste ano. “A juventude está começando a compreender que o mundo de hoje exige uma formação geral. Por isso, a UFABC começa a figurar entre as melhores em rankings internacionais”, avaliou o reitor.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.