NOTÍCIA ANTERIOR
Dib oficializa apoio a Orlando Morando
PRÓXIMA NOTÍCIA
Decisão do TSE não altera quadro eleitoral
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/06/2008 | Política
Lula pede a Rebelo que desista da Prefeitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que desista de concorrer à Prefeitura de São Paulo para apoiar a candidata do PT, Marta Suplicy. O apelo foi feito em reunião na quinta-feira à noite, no Planalto. Aldo ainda não lhe deu resposta, mas até colegas acham que vai ceder. A expectativa é que aceite ser vice de Marta.

Lula propõe a união do bloquinho – formado por PCdoB, PSB e PDT e PRB – em torno de Marta e uma operação casada. Garantiu que vai conversar com o PT para que retire a candidatura de Alessandro Molon à prefeitura do Rio e dê aval à ex-deputada Jandira Feghali (PCdoB). Não é tarefa fácil, já que o PT do Rio resiste a abandonar Molon.

O casamento sonhado por Lula inclui São Paulo, Belo Horizonte e Rio, os maiores colégios eleitorais. Molon sofreu duro revés na semana passada, quando o PMDB do governador Sérgio Cabral retirou seu apoio. Na capital mineira, o problema é a participação do PSDB na coligação liderada pelo PSB – o PT é vice.

Embora o PT torça o nariz para a aliança com o governador Aécio Neves (PSDB), Lula garantiu aos interlocutores que o imbróglio “está resolvido”. Para evitar desgate, a tendência é o PSDB apoiar a chapa de maneira informal.

A conversa de Lula com Aldo foi testemunhada pelo presidente do PCdoB, Renato Rabello, e pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB-AL). Ele disse que sua intenção é “reagrupar a esquerda” nas eleições, que servem de teste para a de 2010. Detalhe: em capitais como São Paulo e Salvador a parceria entre o PT e o PMDB – os maiores partidos da coalizão – implodiu.

Lula repetiu aos três que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é o nome do PT para 2010 e a elogiou. Diplomático, também afagou Aldo, que foi seu ministro.
No ano passado, atropelado pelo PT, ele perdeu o segundo mandato na presidência da Câmara para Arlindo Chinaglia (SP). A reaproximação com Aldo está sendo costurada pelo presidente com muito cuidado.

Marta tem dito que vai esperar a resposta do PCdoB e do PSB até o fim do mês. Antes disso, jura, não indicará nenhum vice. O PDT já negocia a aliança há mais tempo.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.