NOTÍCIA ANTERIOR
Diálogo com governo depende de investigação do ''petrolão'', diz Aécio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dilma se reúne com Alckmin no Planalto para discutir crise da água
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/11/2014 | Política
Lula passa ''lição de casa'' aos prefeitos: ampliem diálogo com a população
Lula passa ''lição de casa'' aos prefeitos: ampliem diálogo com a população Lula com prefeitos em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert
Lula com prefeitos em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert
Ex-presidente se reuniu com 59 prefeitos do Estado, em São Bernardo, para balanço das eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou que os 59 prefeitos petistas do estado de São Paulo, presentes em encontro realizado nesta sexta-feira (07/11), na CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), em São Bernardo, se reaproximem da população. Na reunião, realizada a portas fechadas, Lula passou a "lição de casa" aos prefeitos: melhorar a comunicação com a sociedade, ampliar a participação popular e reconhecer o papel das bases do partido, além de fortalecer a interlocução das administrações públicas com o governo Dilma Rousseff (PT).

A reunião durou cerca de três horas. Entre os presentes, compareceram ao encontro o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e os prefeitos petistas do ABCD, Luiz Marinho (São Bernardo), Carlos Grana (Santo André), Donisete Braga (Mauá). Fernando Haddad (PT), prefeito da Capital, também participou da reunião.

Ao abrir o encontro, Lula fez questão de lembrar aos presentes da importância da militância petista e das mobilizações de rua para a reeleição de Dilma. No entanto, ponderou que o resultado nas urnas em São Paulo, Estado onde Dilma obteve o pior desempenho em todo o Brasil, deve servir de alerta.

Para o ex-presidente, o PT deve se esforçar para entender os motivos que garantiram a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) já no primeiro turno e que levaram a bancada do partido a passar de 24 para 14 deputados estaduais. De acordo com Lula, Alckmin não se trancou em seu gabinete: percorreu o Estado ao longo dos quatro anos de mandato.

Sobre o estreitamento do diálogo com a população, Lula afirmou que é necessário melhorar a comunicação com a sociedade, já que Dilma saiu derrotada em importantes cidades do Estado, como, além da própria Capital, Guarulhos, São Bernardo e São José dos Campos, municípios que receberam amplo financimamento do governo federal. O ex-presidente defendeu o fortalecimento na divulgação do governo Dilma nos municípios e sugeriu reuniões ordinárias de trabalho entre os prefeitos, a direção do PT e o governo federal.

Prefeitos e petistas do ABCD - Nas três cidades administradas pelo PT na Região, Dilma não obteve a maioria dos votos tanto no primeiro, quanto no segundo turno. O adversário, Aécio Neves (PSDB), venceu a petista.

Donisete Braga acredita que desgaste do partido no Estado repercutiu no ABCD. “Precisamos aproximar o governo federal com os municípios e Lula deu orientações neste sentido. Lula e Rui Falcão sugeriram reuniões periódicas para melhorar essa interlocução. Vamos debater e melhorar as ações para reverter o resultado da eleição na Região."

Carlos Grana não quis comentar o teor da reunião, mas destacou que é importante fazer a analise do resultado das urnas. “É sempre bom escutar o Lula. Agora é analisar e colocar em prática as ações deliberadas”, avaliou. Marinho preferiu não se pronunciar.

Além dos prefeitos do ABCD, o deputado estadual eleito Teonilio Barba (PT) e o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), Paulo Caires, participaram do encontro.

Encontros com seguimentos - O ex-presidente tem feito reuniões setoriais para debater o novo cenário político. Nesta quinta-feira (06/11), Lula se reuniu com os senadores eleitos do PT. Antes de se reunir com os senadores, Lula e Dilma se encontraram pela primeira vez após as eleições na última terça-feira (04/11). No encontro, além da relação do PT com o governo Dilma, também foi discutida a composição do futuro ministério da presidente.

De acordo com a assessoria de Lula, na próxima semana, em São Paulo, o ex-presidente irá se encontrar com sindicalistas.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.