NOTÍCIA ANTERIOR
Presidente do PV, servidora de Mauá fica à margem da crise
PRÓXIMA NOTÍCIA
Impasse jurídico ameaça filiações de olho em 2008
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/08/2007 | Política
Lula fará viagem a cinco países para reforçar laços comerciais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece neste sábado em Brasília e iniciará às 11h30 de amanhã viagem a cinco países – México, Honduras, Nicarágua, Jamaica e Panamá –, a fim de reforçar laços comerciais.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social, Lula apresentará o conhecimento brasileiro na área de biocombustíveis e deverá estabelecer acordos de cooperação não apenas no setor energético, mas também nas áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento social.

Um grupo de cerca de 50 empresários brasileiros acompanhará o presidente durante a viagem. "Em todos os países haverá eventos empresariais e seminários, dos quais o presidente participará de alguma forma, seja na abertura ou no encerramento", explicou o diretor do Departamento de Promoção Comercial do ministério, ministro Henrique Sardinha.

As empresas brasileiras, explicou, estão interessadas em investimentos principalmente na área de infra-estrutura e de biocombustível. As grandes construtoras, por exemplo, têm interesse em participar das licitações para ampliação do Canal do Panamá. "Algumas delas já estão associadas entre si ou com empresas estrangeiras", disse.

Entre as empresas que enviarão representantes, segundo Sardinha, estão Ocean Air, Brasif, Norbeto Odebrecht, Andrade Gutiérrez, além de estatais, como Petrobras, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Além do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, está confirmada a ida do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da Agricultura, Reinhold Stephanes.

No México, primeira parada da viagem, Lula apresentará a experiência do Brasil na produção de biocombustíveis. De acordo com o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, está em trâmite no Senado mexicano projeto de lei sobre adição de etanol (álcool combustível) na gasolina. "O presidente pedirá o apoio do México para a campanha de estabelecer mercado mundial para combustíveis mais limpos, mais baratos e renováveis", informou Baumbach.

Lula terá encontros com o presidente mexicano Felipe Calderón, parlamentares e empresários, e dará continuidade à cooperação bilateral na exploração de petróleo em águas profundas.

Na Jamaica, o presidente inaugurará a maior usina de etanol da Jamaica Broilers Group, localizada a 50 quilômetros da capital Kingston. Baumbach informou que o investimento na usina foi de US$ 19 milhões, com participação de empresas brasileiras.

Em Honduras, na primeira visita de um governante brasileiro, Lula se reunirá com o presidente Zelaya Rosales e encerrará um encontro empresarial. Na visita à Nicarágua, os dois governos vão avaliar a cooperação nas áreas de saúde, energia, educação, transportes, turismo, desenvolvimento social e desenvolvimento agrário. Ainda segundo o porta-voz, uma missão empresarial acompanhará o presidente, com o objetivo de impulsionar os negócios.

No Panamá, Lula assistirá a uma apresentação do projeto de ampliação do Canal do Panamá.

Por Diário Online - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.