NOTÍCIA ANTERIOR
Lula diz que só deve satisfação sobre viagem ao Irã ao povo brasileiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hillary Clinton visitará o Brasil na quarta
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2010 | Política
Lula diz que discutirá com Bachelet estratégia de ajuda ao Chile
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (1º), ao longo de seu programa de rádio “Café com o presidente”, que o Brasil será solidário ao Chile e que discutirá com Michelle Bachelet estratégias de ajuda ao país, que foi atingido por um potente terremoto no sábado (27), matando mais de 700 pessoas.

Lula afirmou que já tentou falar com Bachelet, mas não conseguiu. “Tenho acompanhado esses dois dias pela televisão. Tenho conversado com o Itamaraty, com o ministro Celso Amorim. Tentamos falar com a presidente Michelle Bachelet, mas teve um problema de linha telefônica que não funcionou. Nós vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ser solidário ao Chile, como estamos sendo solidários ao Haiti”.

Lula afirmou também que embora o Chile tenha mais estrutura para encarar a tragédia o governo brasileiro vai ajudar e discutir com Bachelet a melhor forma de ajuda. “O Chile tem uma vantagem, é um país mais estruturado, que historicamente vem vivendo com terremotos. Tem uma Defesa Civil mais preparada. É um pais mais rico. Mas naquilo que for necessário nós vamos ser solidários. Vai depender da conversa com a presidente Bachelet nos próximos dias. Vamos mandar equipes para discutir o que ela precisa. O Brasil será solidário com o povo chileno e com qualquer outro povo que sofra qualquer catástrofe”.

Haiti

O presidente voltou a falar também sobre o Haiti, onde esteve recentemente. “Fomos ver com nossos olhos. O Brasil tem uma forte política de solidariedade com o Haiti. Vamos continuar fortalecendo essa solidariedade. O Brasil decidiu, junto com a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), fazer uma doação de US$ 100 milhões, proporcional para cada país, em função da população e do PIB”.

Lula não tem dúvida que a situação do Haiti ainda é muito difícil. “Na verdade, é preciso reconstruir um outro país, a partir da capital”.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.