NOTÍCIA ANTERIOR
Idosa sobrevive em banheiro por 20 dias na França
PRÓXIMA NOTÍCIA
Papa faz apelo por ''perseverança'' para desarmamento nuclear
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2010 | Internacional
Lula diz que Brasil vai ajudar Guiana a presidir bloco sul-americano
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quinta-feira (25) que dois diplomatas brasileiros trabalharão em Georgetown para ajudar a Guiana a presidir a União de Nações Sul-americanas (Unasul).

A Guiana, um país com alto índice de pobreza e pouca capacidade institucional, assume nesta sexta-feira (26) a chefia temporária do organismo, substituindo, pela ordem alfabética, o Equador.

Na cerimônia, que teve lugar no Centro Cultural Nacional de Georgetown, Lula anunciou a assistência do Brasil à Guiana para realizar a tarefa. Além do destacamento dos dois diplomatas brasileiros durante todo o período de Presidência do país vizinho, a oferta inclui a possibilidade de reuniões da Unasul serem realizadas em cidades brasileiras.

O presidente aproveitou para pedir o apoio da Guiana para que o Mercosul - integrado atualmente por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina - negocie um acordo comercial com a Comunidade do Caribe (Caricom) "quando os países caribenhos estiverem prontos".

Lula chegou nesta quinta-feira a Georgetown para participar de sua última cúpula da Unasul, já que passará o comando do governo do Brasil à presidente eleita, Dilma Rousseff, em 1º de janeiro.

Durante o ato, o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, qualificou Lula de "um verdadeiro herói sul-americano, um estadista mundial e um defensor do mundo em desenvolvimento". Depois, conferiu ao brasileiro a Ordem da Excelência, a mais alta condecoração do país, diante dos ministro da Unasul, de outros delegados dos países-membros e de convidados de honra. A cerimônia terminou com uma apresentação cultural de grupos de dança que representaram as diferentes etnias da Guiana.

A sessão plenária da cúpula acontecerá nesta sexta-feira. Na ocasião, os países-membros ratificarão uma cláusula democrática que estabelece medidas de resposta coletiva em casos de tentativa de golpe de Estado na região e cujo texto foi estipulado pelos chanceleres nesta quinta-feira. Os delegados também tratarão da sucessão de Néstor Kirchner na Secretaria-geral da Unasul.

Lula viajou para Georgetown acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, enquanto Dilma preferiu permanecer em Brasília para tratar da formação do seu futuro gabinete.

Durante a cerimônia desta quinta-feira, Lula manifestou o interesse na construção de uma represa hidrelétrica na Guiana e anunciou um acordo entre os dois países para que a Eletrobrás realize estudos para identificar o lugar mais propício para a usina.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Por R7 - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.