NOTÍCIA ANTERIOR
Lula diz que campanha do PPS é ''insana e mentirosa''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Kassab defende uso restrito de passagens
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/05/2009 | Política
Lula defende fim da Lei de Imprensa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu ontem as avaliações de que a revogação da Lei de Imprensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal) deixaria "um vácuo" de legislação e defendeu a liberdade de imprensa.

"Acho que não existe vácuo. O que precisamos garantir no Brasil é a manutenção da total liberdade de imprensa", afirmou Lula, após a inauguração de um centro de reabilitação da Rede Sarah, no Rio de Janeiro.

"A gente pode gostar ou não gostar, pode achar ruim ou não, mas a liberdade de imprensa é o que garante a consolidação de um processo democrático no País" acrescentou o presidente.

A decisão da Corte de considerar a Lei de Imprensa inconstitucional foi anunciada anteontem. Para a maioria dos ministros do STF, a lei criada na época da ditadura militar é incompatível com os princípios da Constituição de 1988.

Com a decisão do STF, os jornalistas devem ser julgados com base nos códigos Penal e Civil e o direito de resposta, detalhado na antiga lei, deverá ser analisado caso a caso.

OAB

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, considerou correta a decisão do STF de revogar a Lei de Imprensa. Segundo ele, a legislação foi criada com intuito autoritário durante a ditadura e não era condizente com outras premissas da Constituição Federal, como a liberdade de expressão.

"A lei foi criada para proteger o governante, não a sociedade", avaliou Britto. O presidente da OAB considerou ainda que, com a Lei de Imprensa, o propósito era assustar os jornalistas.

Por Diário Online - Agências
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.