NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá realiza seminário sobre prevenção à violência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Souza descarta favoritismo no clássico em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/06/2012 | Cidade
Lula cobra definição de candidatura em Mauá
Lula cobra definição de candidatura em Mauá  Lula e Marisa na UBS do Rudge. Foto: Norberto Silva
Lula e Marisa na UBS do Rudge. Foto: Norberto Silva
Para o ex-presidente, a incerteza sobre nome da chapa que disputará a Prefeitura é uma situação ‘preocupante’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira (04/06), que a indefinição em torno das candidaturas a prefeito e vice do PT de Mauá é uma situação vista pelo partido como “preocupante”. Questionado se pretende participar da campanha no município, Lula avisou que está disposto a colaborar, mas adiantou que a legenda precisa definir logo sua chapa para iniciar a campanha.

“Eu acho que Mauá é uma cidade que preocupa. Estamos num processo de transição política lá, e há outro candidato a prefeito (Donisete Braga). Eles estão discutindo quem será o vice para começarmos a campanha”, ponderou. O ex-presidente esteve em um posto de saúde em São Bernardo, na manhã desta segunda-feira (04/06), para tomar a vacina contra gripe.

Ao ser questionado se pretende turbinar as demais campanhas petistas no ABCD, Lula ponderou que fará o possível para apoiar seus aliados, mas adiantou que priorizará o pleito de São Bernardo e a candidatura de Fernando Haddad, na Capital. “Eu tenho interesse de ajudar o partido naquilo que for necessário. Em São Bernardo, o Luiz Marinho está numa fase muito boa, está fazendo muito mais do que foi feito nas últimas três administrações. Tenho interesse em ajudar o Carlos Grana a retomar Santo André, de apoiar Mauá, Diadema, e Ribeirão Pires. Na Capital, eu preciso me dedicar um pouco mais”, disse.

O ex-presidente enfatizou que, diferentemente de outros pleitos, desta vez pretende viajar menos pelo Brasil e centrar mais fogo na Capital paulista. “Até pelo fato de eu estar em processo de recuperação (tratamento de câncer na laringe), eu não vou ter a disposição de viajar o Brasil inteiro. Vou centralizar mais em São Paulo, e talvez em uma ou outra capital que tenha mais importância histórica para o PT”, afirmou.

Articulações
Lula comentou ainda sobre as articulações de apoio do PSB na Capital, e a declaração da direção estadual do PR de apoiar José Serra (PSDB). “Eu não consigo ver o PSB trabalhando para o Serra. O PR está no governo federal, e agora me parece que está no governo estadual. Em vez de ficarmos zangados, temos mais um elemento na nossa análise de conjuntura para sabermos que isso requer um pouco mais de trabalho. O fato de a direção do PR ter feito um acordo com o PSDB não significa que muitos vereadores e militantes vão trabalhar para eles”, observou.

Nesta semana, Lula deverá se encontrar com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para conversarem sobre divergências nas alianças regionais entre socialistas e petistas.

Oswaldo Dias reafirma Helcio como vice
Após a desistência de Paulo Eugenio de se manter na disputa como vice de Donisete Braga, o PT de Mauá caminha para apresentar uma chapa a ser composta pela indicação do prefeito Oswaldo Dias. O nome defendido pelo prefeito para o posto de vice é do ex-secretário de Obras, Hélcio Antonio da Silva. No último final de semana, Eugenio resolveu se retirar da disputa após ver dificuldades de o partido se unificar na campanha devido a disputas internas em torno do processo de escolha do vice. O ABCD MAIOR apurou que Eugenio negociou sua saída da chapa majoritária para ser o candidato do partido na cidade a deputado estadual em 2014.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), avalia que a legenda não será prejudicada se conseguir alcançar a unificação. “O partido enfraquece se ele sair rachado, mas se ele se recompuser não há problemas”. Paulo Eugenio não foi encontrado para comentar sua desistência. “O Helcio é o nome mais apropriado. Estamos na expectativa, mas é o Donisete quem deverá decidir sobre essa escolha”, disse Dias.

Nesta segunda-feira (04/06), a executiva estadual do PT se reuniu para definir uma norma interna a ser observada no processo eleitoral em cidades com mais de 50 mil habitantes. O presidente estadual do PT, Edinho Silva, disse que uma resolução aprovada nessa reunião definirá que todas as chapas petistas dessas cidades serão homologadas pelo diretório estadual. Perguntado sobre o caso de Mauá, Edinho foi taxativo. “Mauá está equacionada, as forças internas se unificaram”, disse.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.