NOTÍCIA ANTERIOR
PAT oferece 1.017 vagas na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo anuncia medidas para compensar fim da CPMF
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/01/2008 | Economia
Lojas abrem temporada de liqüidações
Após o término das vendas de Natal – que neste ano fizeram o comércio crescer em até 24% nos shoppings do Grande ABC na comparação com 2006 – os lojistas da região iniciam agora as liqüidações e promoções de verão.

Os descontos chegam a 50% em algumas lojas e a previsão é de preços até 70% mais baratos até o fim deste mês.

O objetivo é estimular as vendas num período de pouco movimento – a queda costuma ser de 10% a 20% ante dezembro –, além de atrair o consumidor, que geralmente tem pouco dinheiro no bolso no começo do ano.

“Janeiro para nós é difícil. Com impostos como IPVA e IPTU para pagar, os consumidores compram menos. Se não fizermos promoções, as vendas diminuem mais ainda”, disse Miriam Lúcia Bernardi, gerente da loja de roupas masculinas Fiescot, no Shopping ABC, em Santo André. Lá, os descontos são de 25% para quem comprar três peças.

As lojas de vestuários e acessórios são as campeãs em promoções de início de ano. A maioria precisa queimar o estoque comprado para o Natal e lançar a nova coleção tanto ainda para o verão como já para a moda outono inverno.

“O alto movimento no final do ano ajudou a liqüidarmos a maioria das peças”, contou a gerente da loja de roupas femininas Cia do Estudante, Marlize Maia. “Faremos promoções de 30% a 50% de desconto neste mês para eliminar o que sobrou e expor novos modelos de verão.”

Segundo ela, os descontos sempre atraem os clientes e agilizam as vendas. “Todo mundo gosta de promoção. Temos clientes fiéis que ficam de olho para comprar um ou outro modelo a um preço melhor”, afirmou.

Na loja Siberian, também de vestuário, os descontos que estavam de 10% a 15% no Natal subiram para 30% nesta semana. “A gente sempre faz liquidação no começo do ano para entrar a coleção de inverno. Além disso, estimulamos as vendas, que são menores no período”, explicou a gerente Daiana Andréia.

Segmento de eletrodomésticos também dá melhores condições

Deixar para fazer compras no começo do ano é uma boa opção para os consumidores: além de melhores preços, lojas oferecem descontos especiais e atendimento diferenciado.

Além das clássicas liqüidações de verão em lojas de vestuários, grandes redes de eletrodomésticos, como as Casas Bahia, também entram na onda da liquidação no período.

De olho no baixo movimento nos primeiros meses do ano nos shoppings, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings) promove anualmente o Liquida São Paulo, que costuma acontecer entre janeiro, fevereiro e março.

Até lojas que não têm hábito de fazer liquidações entram na campanha. É o caso da Influence, de moda feminina, no Shopping ABC, em Santo André. “Como todos participam da liqüidação, nós entramos também. Os consumidores já entram no shopping em busca de melhores preços”, disse a gerente Mirna Seishi.

Os descontos do evento costumam ser de 20% a 70%. Embora ainda não haja data definida para o começo da edição 2008 do Liquida São Paulo, lojistas estimam que se inicie no final de janeiro, ou no começo de fevereiro.

“A liquidação aquece as vendas e aumenta o movimento. Tem clientes que já sabem da campanha e aguardam o evento para comprar”, disse a gerente da loja Fiescot, de roupas masculinas, Miriam Lúcia Bernardi. Lá, os descontos poderão chegar a 30% no evento.

Por Gabriela Gasparin - Especial para o Diário / Foto: Denis Maciel
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.