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DATA DA PUBLICAÇÃO 11/08/2007 | Setecidades
Loja vende celular consertado como novo
Geneci Ferreira Siqueira, 33 anos, da Capital, descobriu que seu celular supostamente novo da Motorola já havia sido consertado. O aparelho foi comprado em maio, na loja MD Telecom, que fica no corredor comercial do Carrefour Parque das Nações, em Santo André.

Há 15 dias, o telefone apresentou o primeiro defeito e foi levado à assistência técnica Cell Moto, em Santo André. Geneci ficou surpresa quando soube que aquela era a segunda vez que seu aparelho novo passava por ali, e agora com uma nota fiscal diferente. A bateria e a placa já tinham sido trocadas.

“Cheguei à conclusão de que fui enganada e que o celular era usado.” De volta à MD Telecom, a cliente ouviu que a loja não devolveria o dinheiro pago pelo celular. A alegação é que o produto havia sido comprado no cartão de crédito e, por isso, só a troca seria possível.

Ela entrou com um processo contra a empresa por perdas e danos morais e aguarda resposta.

Explicação - O dono da loja tem uma justificativa nada convincente para a passagem anterior do celular na assistência técnica. Douglas Tempel diz que a MD Telecom abre as caixas de todos os aparelhos “para verificar se não falta nada nem há defeitos”.

O celular de Geneci teria apresentado um problema e foi levado para o conserto. Depois de consertado, o aparelho foi vendido. “Porque arrumamos algum defeito, não quer dizer que seja usado”, diz.

Para o Procon-SP, o procedimento não é legal. “Só se pode abrir um produto na frente do consumidor”, alerta a técnica do Procon-SP, Márcia Christina Oliveira.

Empresas - O Carrefour diz que o departamento responsável pelas galerias interferiu junto a MD Telecom e a loja voltou atrás, se comprometendo a devolver o dinheiro.

A Motorola informa que todas as providências necessárias serão tomadas. A empresa se comprometeu a entrar em contato com a consumidora nos próximos dias.

A Cell Moto confirma ter recebido o celular duas vezes com notas diferentes e que a garantia não poderia ser mantida neste caso. “A MD Telecom deveria ter devolvido o celular com defeito, não consertado”, sustenta o proprietário da assistência, Eduardo Eloy. (Supervisão de Adriana Gomes )

Por Vanessa Selicani - Especial para o Diário / Foto: Edmilson Magalhães
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