NOTÍCIA ANTERIOR
PM de Mauá prende traficante na Vila Bocaína
PRÓXIMA NOTÍCIA
INSS ignora reabilitação de segurados
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/01/2008 | Cidade
Lixo acumulado dificulta passagem de pedestres
Os pedestres da Rua dos Alpes, em Santo André, têm encontrado dificuldades em passar pelo local devido ao acúmulo de lixo. Há tanto entulho que a via passou a ser evitada.

De acordo com Alfredo Zanesco, 75 anos, a Prefeitura recolhe o material esporadicamente, mas, no dia seguinte, está tudo sujo de novo. “É preciso resolver o problema por completo”, pede.

Os moradores alegam que a passagem foi criada para facilitar a vida dos pedestres, mas tornou-se um beco sujo e perigoso, utilizado até como banheiro. “Várias pessoas já foram assaltadas aqui à luz do dia.”

Uma caçamba foi solicitada para ser colocada no local, mas o pedido ainda não foi atendido. “Minha casa fica fechada por causa do mau cheiro e da fumaça que sobe quando ateiam fogo no lixo”, desabafa Doralice Zanesco, 74 anos.

Resposta - Segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a via não faz parte dos pontos que recebem coleta. Apesar disso, garante fazer recolha manual (com pá) a cada dez dias no local.

De acordo com o Semasa, caçambas incentivam a população a jogar lixo em locais não apropriados. A orientação é buscar a estação de coleta mais próxima, na esquina das ruas Antonina e Alemanha.

Jardim Sônia/Diadema
Moradores da Avenida Paranapanema reclamam da falta de segurança na via. Segundo Cosmo Maciel da Silva, 40 anos, faltam redutores de velocidade e sinalização adequada.

De acordo com os moradores, vários acidentes e atropelamentos já ocorreram na área, mas nada foi feito para melhorar a passagem dos pedestres. O radar instalado está quebrado e escondido por uma árvore. “Dependendo de onde o motorista estiver, as árvores encobrem até a visão do semáforo”, garante Silva.

“À noite, isso aqui parece uma pista de corrida”, completa a moradora Elizete de Carvalho, 39 anos.

A Secretaria de Transportes afirma que realiza estudos para a implantação de um projeto geométrico no local. Com relação à poda de árvore, a Prefeitura informa que o pedido foi encaminhado ao setor responsável.

Jardim Zaíra 5/Mauá
A falta de água é recorrente na Rua Deise, mas piorou há cerca de um mês, segundo a dona de casa Leonalva Alves de Andrade, 29 anos.

“Chegamos a ficar quatro dias sem água. Temos de permanecer acordados até meia-noite ou duas horas da madrugada para esperar a pouca água que chega”, conta.

Leonalva mora com o marido e os três filhos, de 12, 9 e 3 anos, e diz que todos ficam acordados à espera de água para encher os baldes.

“Lavar roupa então é um sufoco. A água chega tão fraca que não sobe para a caixa. Às 7h, já não tem nada”, afirma.

A dona de casa reclamou diversas vezes, mas não conseguiu solucionar o problema.

Após ser procurada pela reportagem, a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) informou que o abastecimento no local foi normalizado e que a falta de água no último mês ocorreu por causa do rompimento de uma rede próxima à rua.

Visão urbana - Viagem de férias requer planejamento
Especial para o Diário

Recesso escolar, clima quente, às vezes chuvoso, vontade de passear, descansar, conhecer lugares novos. São as férias de verão!

Muitos têm a oportunidade de usar a piscina do clube, cuidar da forma física e da saúde, ver os amigos, curtir a família. Para estes, as cidades devem parecer até agradáveis, pois o tráfego fica bastante reduzido. Mas para quem viaja, o importante é cuidar para curtir de verdade o passeio.

Quem vai de ônibus, avião ou qualquer outro meio de transporte deve cuidar dos horários para não perder o embarque, confirmar as saídas e itinerários, quantidade de dinheiro (só o suficiente e com fácil acesso), e cartões, só o necessário.

Para quem vai de carro, todos sabem que as estradas são muito solicitadas nesta época e não é demais lembrar que planejar os detalhes pode fazer a diferença entre distrair a cabeça ou ter um novo foco de estresse. O cuidado com a manutenção do veículo é de extrema importância e a sugestão é consultar o mecânico de confiança o quanto antes.

A recomendação é ainda usar o carro por alguns dias após a revisão antes de viajar para ver se está tudo bem, caso tenha sobrado algum problema não identificado durante os serviços mecânicos. Assim, deixar a revisão para a última hora não é a melhor opção.

O excesso de bagagem pode trazer problemas de segurança para o veículo, por isso vale a pena pensar bem no que é importante ou não levar.

É importante também planejar o trajeto, verificar as condições das estradas, os valores dos pedágios, os pontos de descanso, principalmente para as crianças. Vale ainda a recomendação de não exceder três horas contínuas de direção, para reduzir a chance de acidentes por fadiga.

Viajar à noite ou sob forte chuva por estradas desconhecidas pode não ser a melhor opção, portanto pondere se vale a pena sair nestas condições.

O site da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) na internet (www.artesp.sp.gov.br) traz mapas e links para as páginas de todas as concessionárias paulistas, com a localização dos postos de serviço ao longo das rodovias e seus telefones.

Vale a pena consultar, pois é um serviço útil, disponibilizado pelo pagamento do pedágio, que deve proporcionar qualidade e ser usufruído. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) oferece o mesmo serviço em sua página: www.der.sp.gov.br. Planeje o roteiro. Boa viagem!

Antonio Carlos Gil é sociólogo, doutor em Ciências Sociais e em Saúde Pública e professor de Sociologia Urbana e Regional no Programa de Mestrado do Imes (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Por Célia Maria Pernica - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.