NOTÍCIA ANTERIOR
Pacientes em reabilitação pulmonar superam limites no Guarujá
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Mário Covas'' recebe próteses de parceria com Previdência e Ministério Público
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2012 | Saúde e Ciência
Livro e mostra de vídeos prestam contas sobre programa do Ministério da Saúde ABC
Lançamento será nesta sexta-feira (20/04), às 14h, como resultado da parceria entre CESCO, FMABC e secretarias de Saúde do ABC

O Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC (CESCO) realiza amanhã (sexta-feira, 20 de abril) o seminário “Relação ensino-serviço na região do ABC: caminhos, tensões e convergências”. O evento em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC e as secretarias municipais de Saúde de Santo André, São Bernardo e São Caetano terá início às 14h e marcará o lançamento do livro “PET-Saúde Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Resultados de Projetos Aplicados pela Faculdade de Medicina do ABC”.

Será o 9º volume da Coleção Temas Interdisciplinares do CESCO e reflete movimento contemporâneo em busca de caminhos criativos na relação ensino-serviço-população. “O livro reúne resultados obtidos na região pela FMABC, Santo André, São Bernardo e São Caetano na operação do PET-Saúde, que é um dispositivo criado pelos ministérios da Saúde e da Educação para colocar a universidade, os serviços de saúde e a comunidade frente a frente”, explica Dr. Marco Akerman, vice-Diretor e Coordenador do PET-Saúde da FMABC.

Além de servir como meio de prestação de contas sobre os trabalhos desenvolvidos, o livro também objetiva “seguir problematizando os encontros e desencontros da atribulada relação entre ensino, serviços e comunidade”, conforme destaca Dr. Marco Akerman: “A ideia é indicar caminhos, explicitar tensões e buscar as convergências possíveis e necessárias para que a formação dos profissionais de saúde seja cada vez mais voltada a melhorar a saúde das populações e menos direcionada a interesses mercantis e corporativos de categorias profissionais, empresas e gestores”.

O seminário do CESCO também será palco para apresentação de dois curtas-metragens produzidos por alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC sobre valorização da estratégia de saúde da família.

PET-Saúde: O Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o PET-Saúde, visa a formar profissionais de saúde capacitados a enfrentar diferentes realidades de vida e de saúde da população brasileira. Direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, o programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho segundo as principais demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Busca também inserir no serviço de saúde preocupação acadêmica e servir de fonte de conhecimento e pesquisa às instituições de ensino.

Os projetos aprovados passam a receber subsídio do Governo Federal. São ações destinadas à formação de docentes, estudantes e profissionais da rede SUS, desenvolvidas por meio de grupos de aprendizagem interdisciplinares orientados pelo princípio da unidade entre ensino, pesquisa e extensão preconizado pelo Ministério da Educação.

A primeira proposta da Faculdade de Medicina do ABC para o PET-Saúde foi elaborada em conjunto com os municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Aprovada em processo seletivo do Ministério da Saúde, foi desenvolvida entre 2009 e 2010. A participação da FMABC no programa foi renovada em seleção nacional tanto em 2011 como neste 2012.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.