NOTÍCIA ANTERIOR
Um em cada sete jovens recebe diagnóstico errado contra AVC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câncer de mama - Dr. Guerino Barbalaco Neto
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2012 | Saúde e Ciência
Livro aborda conflitos de futuros médicos
Lançamento será na próxima terça-feira (16/10), às 11h

Depressão, estresse, uso de drogas e tentativas de suicídio – cuja incidência cresce na juventude atual – assumem dimensão preocupante quando muitos desses jovens serão médicos. E é esse o alerta central do livro “O Atendimento Psicológico ao Estudante de Medicina”, lançado neste 16 de outubro na FMABC. A importância do tema pode ser medida pelo número de autores: assinam a obra nada menos que 28 profissionais de saúde, entre psiquiatras, psicólogos, médicos e enfermeiros.

São reflexões sobre o acolhimento necessário a esse aluno que escolheu como carreira cuidar de outras vidas e que com frequência está “mal humorado, muito cansado, isolado ou que procura por substâncias psicoativas”, como descreve Dr. Sérgio Baldassin, professor da FMABC e organizador da publicação (www.edipro.com.br), também lançada no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica, na USP, dia 12.

Além dos conflitos naturais da idade, o jovem aluno de medicina depara-se com demandas típicas do curso como longa duração (que em algumas especializações supera 10 ou 12 anos), situações clínicas de internato em hospitais e plantões, e até o estresse diante do cadáver nas aulas de anatomia. “Sabe-se que estudantes de medicina são particularmente resistentes em procurar ajuda, temem o estigma, ficam preocupados com as consequências do adoecer para o futuro profissional. Sem confiança, privacidade e sigilo, os serviços que cuidam dos estudantes não sobrevivem. Que cuidados tomar então quando o estudante necessita ser internado?”, indaga o psiquiatra Sérgio Baldassin.

Vários autores cobram das escolas médicas projetos político-pedagógicos que contemplem, além dos aspectos curriculares propriamente ditos, também a vida do estudante. A Medicina ABC oferece pelo menos duas iniciativas nesse sentido: SEPA e GAIA (Serviço de Orientação Psicológica ao Aluno e Grupo de Atenção Integral ao Aluno). O livro “O Atendimento Psicológico ao Estudante de Medicina” tem apresentação de Patrícia Lacerda Bellodi e traz experiências e comentários de profissionais da USP, Unicamp, Famerp (Medicina Rio Preto), Escola Bahiana de Medicina e Siberian State Medical University, entre outros.

Serviço: Lançamento de “O Atendimento Psicológico ao Estudante de Medicina”, Editora Edipro, dia 16, 11h, CEPES (Centro de Estudos e Pesquisas FMABC-FUABC), Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André (SP).

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.