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DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2015 | Geral
Linha 15-Prata do monotrilho começa a operar comercialmente nesta manhã
Linha 15-Prata do monotrilho começa a operar comercialmente nesta manhã Monotrilho da Linha 15-Prata, em imagem de arquivo (Foto: Marcos A. Silva/ Metrô/Divulgação)
Monotrilho da Linha 15-Prata, em imagem de arquivo (Foto: Marcos A. Silva/ Metrô/Divulgação)
Primeiro monotrilho do país passa a funcionar após um ano de testes.

Monotrilho tinha sido prometido para 2010 pelo ex-governador José Serra.


O monotrilho da Linha 15-Prata começou a operar comercialmente e com horário ampliado na manhã desta segunda-feira (10). Inicialmente, o monotrilho irá operar entre 7h e 19h em apenas um trecho dos 26 km prometidos inicialmente pelo governo estadual, somente 2 estações das 18 que totalizam a linha.

A tarifa de R$ 3,50 passa a ser cobrada, com preço igual aos bilhetes da CPTM e do Metrô. Os trens do monotrilho estão circulando com um intervalo de seis minutos.

O primeiro trecho que será aberto tem 2,9 km de extensão e fica entre o Oratório e a Vila Prudente, onde faz integração com a Linha 2-Verde do Metrô. Será o primeiro monotrilho em operação no país.

O monotrilho entrou em fase de testes em 30 de agosto de 2014. O trecho foi aberto gratuitamente, com público controlado, só aos fins de semana, das 10h às 15h.

Por causa da inauguração nesta segunda-feira, as visitas controladas foram suspensas na última quarta-feira (5) para a realização dos últimos ajustes dos equipamentos e sistemas.

Quando estiver completa, ligando o Ipiranga a Cidade Tiradentes, a Linha 15 vai transportar 500 mil pessoas diariamente. Serão 18 estações e 26,6 km de extensão. Os trens do monotrilho trafegam a 15 metros de altura e têm sua operação totalmente automática.

Atrasos
Em 2009, o então governador José Serra (PSDB) disse que a expectativa era que a Linha 15-Prata chegasse da Vila Prudente a São Mateus até 2010, com a expansão até Cidade Tiradentes concluída em 2012.

Depois, em julho de 2013, a entrega do primeiro trecho foi prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para janeiro de 2014. Quando o prazo chegou, a abertura foi adiada para março e, finalmente, a operação assistida começou em agosto do ano passado.

Em março deste ano, o secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o desvio do Córrego Mooca, essencial para a construção das próximas três estações da linha, começaria em abril e seria concluído em 15 meses.

Explosão
Na madrugada de 29 de junho de 2014, quatro pessoas não identificadas tentaram explodir uma das colunas da obra do monotrilho da Linha 15-Prata, segundo investigação da Polícia Civil. O incidente ocorreu em um trecho mais adiante, na Avenida Sapopemba, altura do nº 10.200.

Policiais ouvidos pelo G1 disseram que, no material apreendido, não havia um detonador. O caso foi registrado como tentativa de explosão no 69º Distrito Policial (DP), Teotônio Vilela.

Além de policiais, vigilantes da obra e testemunhas disseram à equipe de reportagem que suspeitam que a tentativa de explosão da coluna do monotrilho não foi realizada por criminosos profissionais. Para eles, quem afixou os cartuchos explosivos não tinha conhecimento do seu poder de detonação.

Por G1, em São Paulo
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