NOTÍCIA ANTERIOR
Advogada de defesa diz a juíza que ela deveria voltar a estudar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André libera área para Poupatempo
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/02/2012 | Setecidades
Lindemberg é condenado a 98 anos e 10 meses de prisão
Lindemberg é condenado a 98 anos e 10 meses de prisão  Juíza Milena Dias no quarto e último dia de julgamento. Foto: Amanda Perobelli
Juíza Milena Dias no quarto e último dia de julgamento. Foto: Amanda Perobelli
Juíza Milena Dias ressaltou frieza assustadora do assassino de Eloá Pimentel

Depois de três anos e três meses de ter assassinado a ex-namorada Eloá Pimentel, então com 15 anos, Lindemberg Alves, 25 anos, foi condenado nesta quinta-feira (16/02) a 98 anos e 10 meses de prisão pelos 12 crimes de que era acusado, em regime inicialmente fechado. Pela lei brasileira, ele não poderá ficar preso mais de 30 anos. A sentença foi proferida pela juíza Milena Dias perto das 20h desta quinta-feira, depois de quatro dias de julgamento no Fórum de Santo André. A pena inclui ainda 1.320 dias/multa.

"A justiça foi feita graças a Deus", afirmou a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, após ouvir a sentença. Ana Cristina chorou e abraçou o filho mais velho, Ronickson. A reação das pessoas que tomaram conhecimento da sentença e que estavam do lado de fora do Fórum foi de comemoração e euforia.

A sentença, depois de atenuantes, foi de 30 anos pela morte de Eloá (homicídio qualificado por motivo torpe), 20 anos pela tentativa de assassinato contra Nayara Rodrigues e 10 anos pela tentativa de assassinato do policial Atos Valeriano. A pena inclui ainda 4 anos e dois meses a cada um dos cinco cárceres privados e 3 anos e dois meses por posse de arma.

Frieza - Na sentença, a juíza Milena Dias afirmou que o réu agiu com "frieza e premeditação", infringindo "agressões físicas e psicológicas" a Eloá e seus amigos.

A juíza ressaltou ainda o "comportamento audacioso e frieza assustadores" de Lindemberg Alves, sua oscilação emocional e agressividade.

Lindemberg ouviu a sentença de cabeça baixa. Ele não poderá recorrer em liberdade.

Anulação - A advogada de Lindemberg Alves, Ana Lúcia Assad, anunciou ao final do julgamento que pedirá a anulação do júri. Ana Lúcia tem cinco dias para fazer o pedido ao Tribunal de Justiça. A promotora Daniela Hashimoto, no entanto, disse não crer na anulação do julgamento.

Já a juíza Milena Dias também fez uma afirmação marcante. Durante a leitura da sentença de condenação de Lindemberg Alves, a magistrada requisitou ao Ministério Público que apure a declaração dada pela advogada de defesa, Ana Lúcia Assad, que disse à juíza: "Você precisa voltar a estudar". Para a juíza houve crime contra a honra. A frase, de acordo com a magistrada, foi proferida de "forma jocosa, irônica e desrespeitosa".

Acusação e defesa - No quarto e último dia do julgamento, na fase de debates, a promotora Daniela Hashimoto acusou Lindemberg Alves de ser dissimulado, mentiroso e exibicionista, durante o período em que manteve Eloá Pimentel em cárcere privado por mais de 100 horas, em um apartamento no Jardim Santo André, em Santo André.

Já Ana Lucia Assad, advogada de defesa de Lindemberg Alves, pediu que o júri condenasse o réu por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), no caso de julgamento do assassinato de Eloá Pimentel.

Júri - O júri foi formado por seis homens e uma mulher. Os jurados reconheceram todos os crimes. Além do assassinato de Eloá, o ex- motoboy respondeu por duas tentativas de homicídio (contra Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá, e o sargento da Polícia Militar Atos Valeriano), assim como por cinco cárceres privados (dois com Nayara e o restante com relação a Eloá, Iago Vilera e Victor Campos) e quatro disparos de arma de fogo.

Os crimes aconteceram há três anos, entre os dias 13 a 17 de outubro, em um apartamento localizado no Jardim Santo André, em Santo André. Ao todo Lindemberg foi julgado por 12 crimes.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.