NOTÍCIA ANTERIOR
Regra para oferta de web pela rede elétrica sai na terça-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Definição de reajuste a aposentados deve sair amanhã
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/08/2009 | Economia
Licenciamento de marca cresce em meio à crise
Estratégia utilizada para alavancar vendas de forma rápida, o licenciamento de marca tem crescido mesmo em meio à crise, ao aliar aos produtos das indústrias nomes de personagens de TV e do cinema conhecidos pelo consumidores.

Projeções da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) são de que o segmento terá expansão de pelo menos 6% neste ano, movimentando R$ 3,4 bilhões. "Esse mercado não é afetado, porque agrega valor aos produtos", afirmou o presidente da associação, Sebastião Bonfá. Ele avalia que, se a licença for aplicada de forma adequada, impulsiona as vendas em até 40% a partir do segundo ano.

O fato é que a ferramenta é adotada na região nos mais diversos ramos de atividade. Na área de brinquedos, é amplamente utilizada. A Plásticos Nillo, de Diadema utiliza personagens da Disney, entre outros; e a Grow, de São Bernardo, trabalha com Ben 10 e Pica-pau, por exemplo.

No segmento alimentício, a ferramenta de marketing também é aplicada. Um exemplo é a Yoki, de São Bernardo, que adotou recentemente a marca da novela global Caminho das Índias em condimentos Kitano (curry, cravo, canela etc).

A empresa já é líder nesse mercado no País, mas resolveu unir sua marca a um programa de TV que faz sucesso e que tem ligação com esses itens. "Boa parte das especiarias é oriunda da Índia", citou o diretor de marketing da Yoki, Luís Carlos Pereira.

O executivo lembrou ainda que há adequação do perfil do público que assiste à novela com as compradoras dos temperos: "Quem adquire são principalmente mulheres de 35 a 45 anos", explicou o executivo. Ele acrescentou que a meta é aumentar em 10% os resultados nessa área.

Se a iniciativa ajuda uma marca líder também pode impulsionar quem ingressa em novo nicho. É o caso da Gold Nutrition, de Santo André. Tradicional em adoçantes, a empresa lançou há um ano e meio a linha Vitalon, de mingau e farinha láctea com a Turma da Mônica. "Há identificação com o target (o público alvo) e traz consigo credibilidade", afirmou o diretor de marketing, Francisco Coutinho.

Algumas empresas do ramo:
Angelotti: Tel: 2589-6061. Licencia: Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco e outros.

BLG: Tel: 4195-4749. Licencia: Charlie e Lola, Harry e o balde de Dinossauros e outros.

Exim Character: Tel: 3885-9275. Licencia: Backyardigans, Barney e seus Amigos, Bob Esponja; LazyTown,Monstros vs Alienígenas e outros.

ITC LICENSING: Tel: 5031-3411. Licencia: Peanuts, Homem-Aranha , O Incrível Hulk, Homem de Ferro - Filme, Garfield e outros.

Por Leone Farias - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.