NOTÍCIA ANTERIOR
A pé por Sampa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Uma nova Cuba
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2008 | Turismo
Liberdade com tradição
Nada melhor para representar São Paulo com maestria do que o bairro da Liberdade, com suas tradições japonesas que vêm desde quando tudo começou, em 1912, na época em que imigrantes japoneses passaram a residir em casas na Rua Conde de Sarzedas.

Já nos anos de 1950 e 1960 tonou-se o bairro japonês, conforme a população se fixava onde havia escolas, cinemas e organizações comunitárias.

O passeio deve começar na estação de metrô São Joaquim. De lá, já dá para avistar a Assembléia de Deus Nipo-Brasileira, próxima à Igreja Evangélica Sangue e Fogo.

Uma das paradas na São Joaquim é o Bunkyo, um prédio que abriga entidades que compõem a comunidade nissei. No local, é possível ter aulas de japonês, ler livros e aprender ikebana, a arte de arranjos florais.

No sétimo andar do mesmo prédio está o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Fundado em 1978 como parte das celebrações do 70º aniversário da imigração japonesa no Brasil, que em junho completa 100 anos.

Já na Rua Galvão Bueno, uma boa parada é o restaurante Lámen Aska, a remanescente casa japonesa de lámen (prato japonês de macarrão, servido em caldo, criado na China) no Brasil. O lámen, servido nas porções míni, regular e grande, é caseiro e cozido na hora.

Além dos imigrantes japoneses, a Liberdade é habitada também por migrantes nordestinos.

Outra dica de visita é a Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados, construída em 1891. Alguns dizem que o local tornou-se um espaço de culto popular em 1821, depois que a corda de um soldado condenado à morte por enforcamento ter arrebentado três vezes, levando o público a gritar “liberdade”.

Por Christiane Ferreira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.