NOTÍCIA ANTERIOR
Muito além do mar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dia em que o santo pecou
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/12/2007 | Turismo
Lenda ronda história
Os antigos caiçaras contam que o Sítio São Francisco pertenceu a um cruel proprietário de escravos que, em troca de riquezas, fez um pacto com o diabo. O rico fazendeiro tratou de prender o diabo em uma garrafinha que guardava embaixo de sua cama. Durante uma viagem, a esposa do homem acabou libertando o ser maligno da garrafa. Para se vingar da prisão, ele matou o rico senhor. Não contente, o diabo voltou ao velório para levar o corpo do fazendeiro.

Em meio à ventania e aos raios, viu-se o diabo em cima da Casa Grande carregando o defunto e na fazenda não sobrou ninguém para contar história. O local ficou completamente abandonado. Eram poucas as pessoas que conheciam as ruínas da fazenda e grande parte evitava freqüentar o espaço por superstição.

A partir de 1990, a prefeitura deliberou a implantação de políticas que permitissem valorizar e recuperar esse patrimônio histórico.

Antes de ser registrado como sítio arqueológico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional), parte da antiga fazenda foi saqueada.

Ornamentos feitos diretamente em muros da construção foram prejudicados por vândalos. Tais símbolos mostravam a confluência da cultura européia, com sinal maçom impresso nas paredes, e a figura de um sapo, emblema africano da fertilidade.

Encontro - Antes do encontro com os restos da antiga fazenda, a caminhada é uma atração à parte com direito a córregos de água salubre, pássaros e todo tipo de beleza do ecossistema Mata Atlântica.

Para agüentar os minutos de caminhada pela subida íngreme, a dica é levar água, barras de cereal e frutas. As visitas ao sítio arqueológico precisam de agendamento prévio e condução pelos Monitores Culturais ou de Ecoturismo.

Por Ísis Mastromano Correia - Diário Online / Enviada a São Sebastião
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6333 dias no ar.