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DATA DA PUBLICAÇÃO 29/07/2008 | Veículos
Lembre-se de revisar os freios
Estar seguro dentro de um carro vai muito além de prestar atenção e respeitar as leis de trânsito, não beber antes de dirigir, estar com o cinto de segurança atado corretamente ou, em alguns casos, estar em dia com a manutenção do air bag. Para ter certeza de que acidentes poderão ser evitados e vidas poupadas, o motorista deve ter plena convicção de que o sistema de freios do seu veículo está 100% conservado.

É importante ressaltar, antes de mais nada, que o conjunto é composto por diversos itens, e não apenas pinças, discos de freio, tambores e fluido de freio. Além destes, fazem parte do conjunto o servo-freio, o cilindro-mestre, a válvula reguladora de pressão, as pastilhas, as sapatas, os flexíveis e a tubulação.

"Os freios trabalham em constante atrito e, por isso, há um desgaste natural de vários de seus componentes. É vital que se faça a revisão, mantendo o sistema em funcionamento correto e proporcionando frenagens seguras", explica William Bueno, consultor técnico da TRW, empresa fabricante de componentes de freio.

Para não ter problemas por causa dos freios, o ideal é que as revisões sejam efetuadas a cada 5.000 quilômetros rodados em uma concessionária ou oficina de confiança. As peças que sofrem atrito e que, por isso, acabam trabalhando em altas temperaturas, devem receber atenção especial, pois desgastam mais rapidamente.

"Devem ser observadas as medidas mínimas dos discos, pastilhas, lonas e tambor. É importante, também, verificar se há vazamento de fluido de freio em algum ponto do circuito hidráulico", revela Bueno.

Uma dica importante para os viajantes negligentes que não se preocupam em fazer uma revisão detalhada do veículo: a vistoria do sistema de freios deve ser realizada dias antes de colocar o ‘pé na estrada', já que, no caso de algum item do conjunto ter sido trocado ou ajustado, é necessário, em média, uma semana para que ocorra uma acomodação das peças.

Segundo a Bosch, também fabricante de componentes de freios, o condutor deve prestar atenção para a obrigatoriedade de substituir ou regular determinados itens. Resposta de frenagem defasada; queda do nível do fluido; desvio da trajetória do veículo durante a frenagem; pedal duro e ruídos são alguns destes sinais que o carro transmite ao motorista, mostrando que passou da hora de encostar o ‘possante' em uma oficina.

Tipos
Atualmente, os freios da maioria dos carros são somente hidráulicos.
Seu funcionamento é simples: "o pedal de freio é pressionado e em seguida o servo-freio é acionado, com a função de multiplicar a força aplicada. O servo, por sua vez, comanda mecanicamente o cilindro-mestre (bomba), que transforma a força em pressão hidráulica. O fluido de freio - sob pressão na tubulação - opera os freios nas rodas. Normalmente há discos nas dianteiras e tambores nas traseiras", explica o especialista da TRW.

Os veículos mais requintados possuem a tecnologia ABS de fábrica, que tem como função impedir que as rodas travem completamente, possibilitando que o motorista mantenha o controle do veículo em situações extremas. Em piso escorregadio, por exemplo, o ABS é extremamente útil.

Futuro
Equipes de projetistas e engenheiros trabalham diariamente para desenvolver novas tecnologias que ajudem a evitar acidentes, preservando a vida de motoristas, passageiros e também pedestres. E os freios passam por constantes transformações, desde os materiais utilizados na fabricação das peças, como pinças e discos, até novos softwares ainda mais ‘inteligentes' do que o ABS.

De acordo com Bueno, a Europa já produz carros com freios de estacionamento elétricos - como os utilizados nos monovolumes Citroën Grand C4 Picasso e Renault Grand Scénic, comercializados no Brasil. Porém, já existem projetos bastante avançados com sistemas de freios totalmente elétricos.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
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