NOTÍCIA ANTERIOR
G20 marca a estreia de Dilma na cena internacional com foco na economia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Campanha de Dilma tem dívidas de R$ 25 milhões
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/11/2010 | Política
Leitura de Tiririca é melhor do que a escrita, afirma promotor
O promotor eleitoral Maurício Ribeiro Lopes disse nesta quinta-feira (11) que o teste de alfabetização feito pelo deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o humorista Tiririca, não convenceu.

Ele afirmou que o juiz Aloisio Rezende Silveira, responsável pelo caso, teria dificultado a atuação da promotoria no caso. A audiência realizada hoje no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, em que Tiririca foi submetido a exames de escrita e leitura, durou 13 horas e terminou sem uma sentença.

- Eu não fiquei satisfeito quantitativamente e qualitativamente.

Segundo Lopes, o deputado eleito, além de errar muito no ditado, quase não conseguiu ler os dois textos de um jornal dado a ele.

- Mas a leitura dele é melhor que a escrita.

O promotor adiantou que vai entrar com um mandado de segurança contra o que chamou de “cerceamento à Procuradoria”, já que as “provas” contra o humorista não teriam recebido a atenção devida do juiz.

- O MP queria que o Tiririca fizesse a perícia oficial e isso foi indeferido [...] [Vou entrar com o mandado], se não amanhã (11), no primeiro momento possível.

Ele disse não ter dúvidas sobre a má alfabetização do humorista, eleito deputado com 1,3 milhão de votos. Embora tenha feito os exames, Tiririca não aceitou ser submetido a uma perícia grafotécnica que comprovaria que a assinatura em seu pedido de registro eleitoral é mesmo dele.

Lopes ressaltou que o próprio humorista teria admitido, em depoimento, que sua mulher pegou em sua mão para ajudá-lo a assinar o registro de candidatura. Além disso, a assinatura não teria sido feita na presença de um representante da Justiça Eleitoral - o que, segundo ele, é obrigatório.

- No meu juízo de valor, houve crime de falsidade ideológica.

Tiririca não quis falar com a imprensa, mas, antes de entrar em seu carro, mostrou um cartaz sugerindo a adoção de animais. Do estacionamento, gritou que trabalhará pela causa.

Por Wanderley Preite Sobrinho - R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.