NOTÍCIA ANTERIOR
Concessionárias trabalham só dois domingos por mês
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alugar imóvel na praia no Carnaval está 40% mais barato
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2012 | Economia
Lei obriga concessionárias de veículos a fechar dois domingos ao mês
Lei obriga concessionárias de veículos a fechar dois domingos ao mês  Decisão judicial proíbe que concessionárias de São Paulo abram todos os domingos para que vendedores possam descansar. Foto: Amanda Perobelli/Arquivo
Decisão judicial proíbe que concessionárias de São Paulo abram todos os domingos para que vendedores possam descansar. Foto: Amanda Perobelli/Arquivo
Decisão tomada em assembleia será válida durante 2012. Multa para empresa será de R$ 1,5 mil por funcionário

Devido a uma decisão judicial, os vendedores de automóveis no ABCD e também Capital terão o direito de folgar ao menos dois domingos por mês. Durante o ano passado, uma liminar autorizava as revendedoras e distribuidoras a abrirem todos os dias. Entretanto, ainda no início de janeiro, o TRT(Tribunal Regional do Trabalho) suspendeu a autorização e tornou obrigatório o fechamento dos empreendimentos automotivos ao menos durante dois domingos por mês.

A decisão ocorreu através de negociações que se estenderam por mais de seis meses e resultaram em uma convenção coletiva assinada pelos sindicatos patronal e dos Comerciários de São Paulo. Sendo assim, foi determinado que os distribuidores operem apenas em determinados domingos como 12 e 26 de fevereiro e 11 e 25 de março.

A atividade em domingos e em feriados também dependerá de concordância formal dos trabalhadores comprovada no sindicato da categoria de empregados. Não pode haver convocação compulsória. O objetivo das convenções foi atender a uma antiga reivindicação da categoria.

De acordo com o supervisor da Ford Sandrecar de Mauá, Altair de Souza, a decisão é positiva e não deve afetar as vendas. “O consumidor não será afetado e acredito que as vendas devem se manter aquecidas”, disse.

Já na concessionária Hyundai Caoa, em São Bernardo, o funcionamento da distribuidora segue operando até o momento todos os domingos. “Estamos aguardando um novo posicionamento do nosso RH (Recursos Humanos), mas até o momento estamos abrindo das 9h até às 19h durante os domingos”, pontuou a assistente da executiva, Marta Milania.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.