NOTÍCIA ANTERIOR
Empregador das domésticas deve recolher ao INSS
PRÓXIMA NOTÍCIA
Artesp envia ofício a Ecovias sobre cobrança a mais de pedágio
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/08/2014 | Economia
Lei fiscalizará se as montadoras usam 60% de autopeças nacionais
Lei fiscalizará se as montadoras usam 60% de autopeças nacionais Rastreabilidade trará novo fôlego à indústria local de autopeças que perdeu espaço devido à concorrência com importadas. Foto: Amanda Perobelli
Rastreabilidade trará novo fôlego à indústria local de autopeças que perdeu espaço devido à concorrência com importadas. Foto: Amanda Perobelli
Governo federal criou medida para fiscalizar índices de nacionalização de autopeças

A rastreabilidade de autopeças, medida considerada fundamental para fortalecer a indústria nacional automotiva, está prestes a entrar em vigor. Nesta semana o governo federal publicou no Diário Oficial o decreto que exige das montadoras a comprovação da compra de conteúdo local (peças feitas no Brasil) para poder abater impostos. A expectativa é de que a regulamentação com os detalhes da nova exigência do regime automotivo, o Inovar-Auto, seja publicada até outubro.

“Este era um dos itens mais aguardados por todos e que foi sugerido pelos trabalhadores. Isto porque de fato exige que as fabricantes de veículos comprem 60% das peças, componentes e ferramentaria no País. Isso fortalecerá toda a cadeia fornecedora desta indústria”, disse Paulo Cayres, presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos).

O novo regime automotivo, lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2012, prevê uma série de exigências das fabricantes de veículos instaladas no País, com o objetivo de fortalecer a indústria nacional. Com a rastreabilidade será possível o governo federal ter acesso às especificações das autopeças nacionais e importadas que serão utilizadas nos veículos produzidos aqui. De acordo com o Inovar Auto, será necessário comprovar conteúdo nacional para as montadoras poderem abater os 30 pontos porcentuais extras de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Regulamentação - O Decreto n.º 8.294 foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13. Entre as determinações, uma obriga as empresas fornecedoras das montadoras a informar valores e características de seus produtos nas operações de venda, conforme condições e termos a serem definidos pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) por meio de regulamentações. A legislação prevê ainda investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, além de moldes e ferramentas nacionais.

O Sindicato Nacional da Indústria de Autopeças considerou muito positiva a publicação do decreto e aguarda com a máxima urgência as portarias regulatórias que estabelecerão as regras.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, com a rastreabilidade será possível tornar a indústria nacional mais competitiva e recuperar os postos de trabalho do setor. “A rastreabilidade é considerada uma esperança ao micro e pequeno empresário da cadeia automotiva para melhorar os negócios e recuperar os empregos. Esta regra trará inovação e mais demanda.”

A General Motors anunciou nesta quinta-feira (14/08) que pretende investir R$ 6,5 bilhões nas unidades do Brasil entre 2014 e 2018. O dinheiro virá para o desenvolvimento de novos produtos, para adequações para atingir as regras da rastreabilidade e na capacitação profissional. “ Este anúncio já significa o reflexo positivo do Inovar Auto e deste decreto”, afirmou Marques.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.