NOTÍCIA ANTERIOR
Natal deve gerar mais vendas e empregos temporários, diz CNC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lay-off é adotado na GM e demissões, canceladas
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/10/2014 | Economia
Lavagem a seco: opção para economizar água
Lavagem a seco: opção para economizar água Processo gasta menos de meio litro de água. Foto de divulgação
Processo gasta menos de meio litro de água. Foto de divulgação
Serviço é feito por etapas e de acordo com especialista não causa danos aos carros

Uma lavagem convencional do veículo, com magueira, esponja e sabão gasta, em média, 300 litros de água. Mas, como alternativa para o tradicional e para evitar o desperdício, diversas empresas realizam outro tipo de lavagem de automóveis, a lavagem a seco. O método também utiliza água, mas apenas 300ml.

Com o auxílio de produtos específicos, flanelas e borrifadores, a lavagem a seco é feita por etapas e leva 35 minutos para ser realizada. O preço do serviço varia conforme o tamanho do veículo, mas em carros pequenos custa, em média, R$ 30.

A primeira parte do carro a ser limpa é a caixa de rodas. Essas são escovadas para retirar o excesso de terra, barro ou areia. Em seguida é aplicado um produto, para a remoção total da sujeira. Após a secagem, outro componente é passado, para dar acabamento. Em seguida é a vez de limpar as rodas. O processo é semelhante ao da caixa e também tem três fases.

A terceira etapa é a aplicação da cera na carroceria. Começando pelo teto e seguindo para a lateral do veículo, o produto é aplicado para ajudar na remoção da sujeira e depois é retirado o seu excesso. Nessa parte, a atenção fica voltada para a limpeza do capô. Caso o carro não esteja em local coberto com a lataria resfriada, é necessário a abertura do capô para acelerar esse processo.

Retirar a sujeira dos cantos da porta é a próxima etapa. Seguida pela limpeza interna do automóvel, que começa pelos vidros, painel e por último os tapetes e carpete.

Para finalizar a limpeza, é realizada uma inspeção rigorosa nos veículos.“Trata-se de uma etapa indispensável, pois podemos considerá-la como inspeção de qualidade. O indicado é que essa inspeção seja feita por uma pessoa que não realizou o serviço, para não deixar passar detalhes”, afirmou Marcos Mendes, diretor da AcquaZero, uma rede de franquias especializada em lavagem ecológica e estética automotiva.

Ainda de acordo com Mendes, a limpeza a seco é confiável e não causa danos ao automóvel, como por exemplo riscos. “O produto que utilizamos para fazer a limpeza é composto de cera de carnaúba e teflon. Ele não causa nenhum dano, mesmo nos casos de carros com sujeiras pesadas, pois o produto cria uma camada protetora de verniz no carro”, disse o diretor da AcquaZero.

Com o problema da falta de água, principalmente no estado de São Paulo, o número de empresas que prestam o serviço de lavagem a seco e o número de lavagens vem aumentando. Na AcquaZero a procura pela limpeza a seco aumentou 30% nos últimos meses.

Por Jessica Abbade - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.