NOTÍCIA ANTERIOR
Jovem morre atropelado na faixa em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Melhores times de Mauá jogam a Copa Lourencini
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2015 | Cidade
Lara demite 180 trabalhadores na limpeza urbana de Mauá
Lara demite 180 trabalhadores na limpeza urbana de Mauá www.lara.com.br
www.lara.com.br
A empresa desistiu de concorrer à licitação destes serviços e não justificou cortes

A empresa Lara, responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana de Mauá, anunciou a demissão de 180 trabalhadores nesta terça-feira (08/09). A decisão não foi justificada pela empresa. No entanto, o período de contrato para a prestação do serviço venceu em março deste ano e a prefeitura abriu processo de licitação para as áreas de varrição, poda de árvores e limpeza pós-feira.

O presidente do Siemaco ABC, sindicato representante da categoria, Roberto Alves, afirma que os trabalhadores estão cumprindo aviso prévio até o final de setembro e, neste período, haverá negociação para a empresa que assumir os serviços integre esse grupo no quadro de funcionários.

“Há especulações de empresas grandes que tenham interesse em concorrer a licitação, mas a nossa preocupação é o emprego destas pessoas, que não deve ser perdido e vamos lutar pelo retorno deles de alguma forma”, apontou.

Os contratos para os serviços de coleta, destinação e varrição públicas têm duração de 12 meses, podendo ser prorrogados por mais 48 meses, o que totaliza cinco anos. Como o contrato atual havia atingido esse período foi necessária a abertura de uma nova licitação.

De acordo com a Prefeitura de Mauá, na última quarta-feira (02/09) foi divulgado no Diário Oficial do Município o resultado do julgamento das propostas para os três lotes: coleta e destinação de resíduos (lote 1), coleta e destinação de resíduos infectantes (lote 2) e varrição e limpeza pública (lote 3). A Lara Central de Tratamento de Resíduos Ltda foi vencedora dos dois primeiros lotes. O início desses novos contratos é 1º de outubro.

Ainda de acordo com a administração pública, para o terceiro lote não houve interessados, inclusive com a desistência da própria Lara. Sendo assim, um novo processo licitatório foi lançado e os envelopes com as propostas devem ser abertos no próximo dia 24. “Na possibilidade de troca das prestadoras de serviço, havendo interesse da empresa ganhadora, a municipalidade pode mediar um acordo para que os trabalhadores sejam incorporados”, informou a prefeitura por meio de nota.

Uma postagem em rede social realizada pelo membro do Movimento Se Liga Mauá, Rafael Rodrigues, aponta que a Prefeitura está colocando a empresa Odebrecht Ambiental para operar serviços de limpeza de ruas e feiras, e podarem as árvores. Essa mensagem está sendo divulgada nas redes sociais, mas a Prefeitura reitera que “desconhece a informação referente a Odebrecht Ambiental”.

A Lara foi procurada pela reportagem, mas não se posicionou até o fechamento desta matéria.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.