NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete Braga entrega escola reformada no Jardim Zaíra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cidade Limpa retorna à região 7 na quarta-feira (18)
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/02/2015 | Cidade
Lançado o Comitê de Enfrentamento da Crise Hídrica de Mauá
Lançado o Comitê de Enfrentamento da Crise Hídrica de Mauá Comitê Municipal da Crise Hídrica já nasce com volume considerável de propostas técnicas. Crédito: Evandro Oliveira
Comitê Municipal da Crise Hídrica já nasce com volume considerável de propostas técnicas. Crédito: Evandro Oliveira
Comitê já nasce com volume considerável de propostas técnicas; Coordenador e superintendente da Sama, Paulo Pereira elenca medidas a serem discutidas e viabilizadas nas próximas reuniões

Na tarde desta quinta-feira (12) foi lançado o Comitê de Enfrentamento da Crise Hídrica de Mauá. O ato oficial foi realizado no gabinete do prefeito Donisete Braga com presença de secretários municipais, representantes da Câmara Municipal, de entidades como Acibam (Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de empresas como Braskem, integrante do polo petroquímico, e Odebrecht Ambiental, responsável pelo serviço de esgotamento sanitário.

"O momento de escassez de água enseja ações emergenciais com contribuição de diversos segmentos da sociedade na busca de soluções", destacou o prefeito Donisete Braga, justificando a rapidez no processo de criação do Comitê.

Propostas - Quem imaginou que a reunião de formação do Comitê fosse tratar apenas de trâmites burocráticos foi positivamente surpreendido pela apresentação de uma série de propostas em diversos níveis de maturação, algumas já em andamento, outras a serem tratadas e viabilizadas nas próximas reuniões do Comitê. Quem apresentou as propostas foi Paulo Pereira, superintendente da Sama, autarquia responsável pela distribuição de água no município, e coordenador do Comitê.

Com o título de "Plano de Ações Conjuntas para o Enfrentamento da Crise Hídrica", o conjunto de medidas elenca as seguintes ações a serem desenvolvidas pela Sama: força-tarefa para consertos de vazamentos visíveis na rede de distribuição, contratação de empresa especializada para detecção e conserto de vazamentos não visíveis, realização de estudos para potencial perfuração e aproveitamento de poços artesianos e monitoramento e assistência a condomínios residenciais com vista em controle e redução do condomínio, entre outras.

Em relação a ações a serem desenvolvidas com participação de Prefeitura, Sama, Arsae e Odebrecht Ambiental, figuram distribuição de kits de redução de vazão de água, monitoramento de consumo de água e vistoria em equipamentos pertencentes ao poder público, atuação junto a lava-rápidos no sentido de aderirem tecnologia de lavagem a seco, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, aumento de restrições sobre lava-rápidos clandestinos, além de distribuição de caixas de água para moradores que não dispõem de alternativa de reservação.

"Vamos aprofundar a viabilização destas ações nas reuniões do Comitê", explicou Paulo Pereira, que já marcou o próximo encontro de trabalho: quinta-feira (19), logo após o carnaval. "Não podemos perder tempo", completa o coordenador do Comitê e superintendente da Sama.

DECRETO - Os participantes da reunião de formação desta tarde foram basicamente integrantes, ou representantes, das instituições que constam do decreto 8.027 de 12 de fevereiro, o qual formalizou a instituição do Comitê.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.