NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete Braga deve abrir espaço para o G-11
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá orienta motoristas a respeitar faixa de pedestres
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/05/2014 | Cidade
Laboratório de Prótese Dentária deixa Mauaenses sorrindo
Laboratório de Prótese Dentária deixa Mauaenses sorrindo Aristides Renato Lopes, 57, morador do Jardim Zaíra, foi um dos atendidos pelo serviço. Crédito: Evandro Oliveira
Aristides Renato Lopes, 57, morador do Jardim Zaíra, foi um dos atendidos pelo serviço. Crédito: Evandro Oliveira
Laboratório, em funcionamento desde novembro de 2013, garante sorriso novo e mais saúde; Até o final de abril foram distribuídas 735 próteses a 400 pacientes

Conversar, cantar, gritar, sorrir, gargalhar. Ações simples e corriqueiras de todo ser humano, mas que em alguns momentos podem ser constrangedoras. Isto quando a pessoa tem problemas de dentição, principalmente falta de dentes. E não importa se parcial ou total, a realidade é que sem saúde bucal a autoestima fica em baixa.

Em Mauá, esta realidade vem sendo transformada. Desde o mês de novembro o Laboratório de Próteses Dentárias está em funcionamento e opera com sua capacidade plena para fornecer próteses totais ou parciais aos moradores do município.

“Gosto de cantar, rir, falar alto e agora não preciso mais pôr a mão na boca. Meu sorriso tá perfeito e ainda recebo elogios”, revela Aristides Renato Lopes, 57, morador do Jardim Zaíra. Aristides recebeu a prótese em abril e ainda passa pelos ajustes necessários, mas se mostra totalmente satisfeito com o resultado. “Desde menino fugia do dentista, paguei por uma dentadura que não ficou boa e nunca mais usei. Quando o pessoal da UBS me encaminhou aqui nem acreditei, porém o atendimento é excelente e tudo de graça”, comemora exibindo um amplo sorriso.

Até o final de abril foram distribuídas 735 próteses a 400 pacientes, isto porque a maioria necessita da prótese superior e inferior. O laboratório tem capacidade para produzir 122 itens por mês.

A cirurgiã-dentista Daniela Cohen Homsi, gerente do Laboratório, conta que o público é bastante variado. “Além dos idosos atendemos vários jovens que perderam os dentes anteriores”.

Para chegar ao Laboratório de Prótese é necessário encaminhamento pelo serviço de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde. Tanto as UBSs quanto o laboratório seguem um protocolo estabelecido pelo serviço de saúde bucal para efetivar a triagem e definir quem tem prioridade.

Após o primeiro atendimento no laboratório o paciente aguarda cerca de 30 dias para receber sua prótese e depois passa por um período de ajustes que varia conforme a adaptação de cada um. Diversas pessoas que chegam à unidade convivem há anos com a falta de dentes. “Muitas vezes não acreditam que é um serviço público e não precisarão pagar”, explica Daniela.

Foi o caso de Rogério Sanches, 68, morador da Vila Magini, que passou a utilizar prótese no início da década de 80 e nunca trocou. “Estava machucando, sentindo dores no rosto. Disseram que era por conta da dentadura velha e desgastada, mas eu não tinha condições de fazer outra”, revela. Após receber a nova prótese ele afirma que as dores sumiram e “o pessoal gostou do sorriso, agora aparecem os dentes que tinham sumido até na dentadura antiga”.

Uma prótese desgastada pode ser mais um risco para a saúde bucal, até mesmo predispondo ao câncer bucal, informa Daniela. “A falta de dentes ou dentadura machucando impacta de uma forma geral na saúde, dificulta a alimentação e gera baixa autoestima ”, conclui Daniela.

O fato é que ter um sorriso perfeito causa um efeito altamente positivo na vida de qualquer pessoa. Pedrina Maria do Carmo, 80, moradora do Jardim Maria Aparecida é um exemplo. Tímida e recatada, não consegue lembrar a quanto tempo estava sem nenhum dente. Ela só recorda que foi antes dos 50 anos. Vaidosa, Pedrina revela: “Após receber a nova prótese, me arrumo mais, sempre gostei, mas agora ficou melhor. Posso sorrir e todos dizem que fiquei mais bonita”, conta a octogenária. Coincidência ou não, dona Pedrina está namorando e com casamento marcado para o decorrer do ano.

O Laboratório de Prótese Dentária trabalha em rede com as UBSs e representa uma qualificação da atenção à saúde bucal no município. O equipamento é resultado do credenciamento de Mauá no Programa Brasil Sorridente, do governo federal. Têm prioridade idosos, pacientes com doenças crônicas associadas, após tratamento oncológico ou em idade economicamente ativa.

SAÚDE BUCAL - O atendimento em saúde bucal vem sendo ampliado em Mauá. Atualmente 20 UBSs oferecem esse atendimento e duas outras se encontram em fase de adaptação da estrutura predial para implantação do serviço (Macuco e Zaira III). Hoje, são 51 equipamentos odontológicos à disposição na Atenção Básica. No atendimento especializado, efetuado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), funcionam mais nove equipamentos.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.