NOTÍCIA ANTERIOR
Paranapiacaba ainda registra oscilações no fornecimento de energia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Saúde estadual tem rombo milionário
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/07/2011 | Setecidades
Labirinto Verde dos Direitos é inaugurado
"Em São Bernardo está localizada qual dessas florestas? Mata Atlântica ou Floresta Amazônica?". Essa é a primeira pergunta para quem entra no Labirinto Verde dos Direitos, inaugurado pela Prefeitura de São Bernardo nesta quinta (30/06), na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, sede da Fundação Criança. Trata-se de uma iniciativa pioneira no País, que reúne em um só espaço conhecimentos sobre o meio ambiente e os direitos do público infanto-juvenil.

A inauguração do labirinto e da pista de caminhada aberta à comunidade contou com um público de 300 crianças e adolescentes, vindos de escolas municipais e dos programas e serviços da Fundação Criança.O evento faz parte das comemorações da administração municipal pelo Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Jovens das oficinas do projeto Pontos de Cultura do Parque São Bernardo, Jardim das Orquídeas e Usina Socioeducativa apresentaram os produtos do aprendizado e dos trabalhos feitos nos últimos meses - um vídeo sobre a atuação da Fundação Criança, rádio novela, ao vivo, com tema ambiental, além da exposição de fotos. Houve também a participação do grupo Tocarolando, do Jardim Silvina, que apresentaram uma música inédita.

Consciência - De acordo com o presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, a importância do labirinto é chamar a atenção das crianças e adolescentes para a consciência ambiental. "O espaço é uma forma divertida de promover a consciência para a preservação do meio ambiente e também o primeiro contato com alguns direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente", ressaltou.

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Cultura, Frank Aguiar, do secretário de Gestão Ambiental, Giba Marson, do secretário de Relações Internacionais, Evandro de Lima, do vereador Paulo Dias, do presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, entre outras autoridades.

Aprendizado - O labirinto foi construído em alvenaria e recoberto por plantas e flores, cujos meandros permitem aos visitantes, entre a entrada e saída, trilharem e conhecerem os direitos infanto-juvenis e temas relacionados ao meio ambiente. O objetivo da nova atração – que tem 28 m de comprimento por 14 m de largura – é desenvolver orientações pedagógicas e atividades lúdicas sobre o meio ambiente e os direitos da criança.

Este é o segundo labirinto verde do Brasil; o primeiro fica na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, porém, a atração de São Bernardo é a única que concilia atividades lúdicas, orientações pedagógicas e também trata dos direitos infanto-juvenis.

Durante a atividade, o visitante é desafiado a responder perguntas sobre temas ambientais, relacionados ao cotidiano e ao aprendizado.

O labirinto é voltado para o público na faixa etária de 6 a 12 anos e poderá ser visitado por alunos de escolas municipais e particulares da cidade, mediante agendamento, bem como pelas crianças e adolescente atendidos pela Fundação Criança e demais entidades sociais da Rede Criança Prioridade 1.

Serviço - O horário de visita será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e em sábados alternados, conforme a programação de atividades da Fundação Criança. A Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente fica na rua Francisco Visentainer, 804, Bairro Assunção, São Bernardo. Informações pelo telefone 4344-2100.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.