DATA DA PUBLICAÇÃO 04/10/2010 | Informática
Kodu Game Lab ajuda criança a desenvolver jogos para PC
Para quem nunca teve contato antes, o processo de programação de software é algo assustador. As linhas de código são complexas e uma simples letra no lugar errado pode dar pau no aplicativo.
Com a produção de games, a coisa é bem parecida. Um projeto do laboratório de pesquisas da Microsoft, no entanto, tenta suavizar isso e atrair as crianças para não apenas consumir jogos, mas também produzi-los.
O Kodu Game Lab está disponível para download grátis e é compatível com Windows XP, Vista e 7. A primeira providência do projeto: tirar a programação do teclado. Tudo pode ser feito através do controle do videogame.
Próximo passo: oferecer uma interface simples. Esqueça linhas de código com números e letras. Tudo que a criança precisa fazer é escolher um personagem e atribuir funções a ele, como, por exemplo, colher maçãs.
Depois disso, o jovem programador decide o que acontece após a maçã ser colhida. E assim, a sucessão de eventos que resultam de decisões no jogo são criadas.
Matthew MacLaurin, criador do Kodu, disse à Folha que "a interface foi concebida de tal forma que se uma criança não entender logo de cara a lógica da criação, um adulto, sem qualquer experiência com programação, poderá auxiliá-la com facilidade".
Uma busca pelo YouTube traz imagens de jogos criados por internautas.
Com a produção de games, a coisa é bem parecida. Um projeto do laboratório de pesquisas da Microsoft, no entanto, tenta suavizar isso e atrair as crianças para não apenas consumir jogos, mas também produzi-los.
O Kodu Game Lab está disponível para download grátis e é compatível com Windows XP, Vista e 7. A primeira providência do projeto: tirar a programação do teclado. Tudo pode ser feito através do controle do videogame.
Próximo passo: oferecer uma interface simples. Esqueça linhas de código com números e letras. Tudo que a criança precisa fazer é escolher um personagem e atribuir funções a ele, como, por exemplo, colher maçãs.
Depois disso, o jovem programador decide o que acontece após a maçã ser colhida. E assim, a sucessão de eventos que resultam de decisões no jogo são criadas.
Matthew MacLaurin, criador do Kodu, disse à Folha que "a interface foi concebida de tal forma que se uma criança não entender logo de cara a lógica da criação, um adulto, sem qualquer experiência com programação, poderá auxiliá-la com facilidade".
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